quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

O corpo de Cristo

(Reflexões baseadas em: Neemias 8,2-4a.5-6.8-10; 1 Coríntios 12,12-30; Lucas 1,1-4;4,14-21)




Você já parou para observar a dinâmica dos nossos encontros de oração dominical, em nossas comunidades cristãs?

Não importa se somos católicos ou de qualquer das denominações evangélicas. A dinâmica é a mesma. Claro que cada denominação tem a sua característica e seu jeito específico de enfatizar um ou outro aspecto: entre os católicos um momento muito importante é da Eucaristia; algumas denominações evangélicas enfatizam a Santa Ceia.... Mas isso não muda o roteiro: um momento de acolhida, momentos para cantar, momento de ouvir a Palavra de Deus, momento de refletir a Palavra de Deus (homilia, sermão, pregação…), momento de oração pessoal pedindo e agradecendo e um momento de despedida.

Algo semelhante nos apresenta o livro de Neemias (8,2-4a.5-6.8-10). O sacerdote, diante da assembleia faz a leitura do Livro Santo: “Ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé” (Ne 8,5). Ou seja, o povo se posicionou mostrando respeito e prontidão para ouvir a proposta divina. Então “Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia”. E enquanto o sacerdote fazia leitura o “povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei” (Ne 8,3). Após a leitura, o povo faz reverencia à Palavra anunciada. “Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra” (Ne 8,6). Em seguida vem a explicação, a pregação, ou a homilia, como queiramos..., pela qual é dito ao povo que deve manter a alegria de servir ao Senhor. E, por fim a assembleia é despedida; orientada a voltar para casa pondo em prática o que aprendeu: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor” (Ne 8,10).

Como se vê, o que o povo de Deus fazia, em tempos remotos, fazemos nós em nossas igrejas. Evidentemente, cada denominação ao seu modo, mas todos bebemos na mesma fonte: a Palavra Santa do Senhor.

A mesma coisa observamos na narrativa de Lucas (1,1-4;4,14-21). Depois de pesquisar sobre a vida de Jesus, fala à comunidade (Lc 1,1-4). Mas por que ele faz isso? Para demonstrar “a solidez dos ensinamentos” sobre o Mestre (Lc 1,4). Ele mostra isso, na própria pessoa de Jesus. E o que faz Jesus, nesta narrativa de Lucas? Faz suas pregações nas várias cidades e as pessoas gostam disso, pois o elogiam (Lc 4,15). E como judeu, cumpre com suas obrigações religiosas; segundo o costume, naquele sábado foi à sinagoga; apresentou-se para fazer a leitura (Lc 4,16). Leu e fez a pregação. Aquilo que fizera em outros locais, faz agora em sua cidade. Ele afirma, categoricamente: esta escritura não é para o passado, nem para o futuro. É para agora: “Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.” (Lc 4,21). Com isso querendo nos dizer que a Palavra de Deus  é o caminho para a vida. É no momento em que estamos vivendo, o presente, que devemos por em prática os ensinamentos.

E qual é esse ensinamento que Jesus apresenta? A necessidade de construção de uma nova sociedade a fim de, nela, instalar as portas do Reino de Deus. Jesus leu o trecho do profeta Isaías que falava a seu respeito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-19).

E quando entendemos o que Paulo disse à comunidade de Corinto (1Cor 12,12-30) percebemos que essa missão, ou esse cumprimento da profecia, assumida por Jesus, ele a transmite aos seus discípulos. Hoje, os discípulos somos nós. E o somos como membros de um corpo, uma vez que formamos “um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito” (1Cor 12,13).

Somos membros do corpo de Cristo, como diz o apóstolo: “todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,27). Por esse motivo também somos continuadores de sua missão que consiste em promover as pessoas e o bem das pessoas. Esse bem corresponde à instalação de “um ano da graça do Senhor.” (Lc 4,19).

Portanto, cada um dos momentos de cada uma das nossas celebrações, não importa se na Igreja Católica ou em qualquer uma das denominações evangélicas, tem como finalidade fazer com que nos percebamos como membros do Corpo de Cristo. E, como tal, nos comprometamos com o bem uns dos outros, como ensina Paulo: “para que não haja divisão no corpo e, assim, os membros zelem igualmente uns pelos outros. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se é honrado, todos os membros se regozijam com ele” (1Cor 12,25-26).

E se assim não nos percebemos é porque ainda estamos separados do Corpo de Cristo.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Por amor

(Reflexões baseadas em: Isaías 62,1-5; 1Coríntios 12,4-11; João 2,1-11)




O que somos capazes de fazer, por amor?

Não importa seesse amor é em relação a pessoa com a qual vivemos; podem ser nossos filhos ou nossos pais… ou simplesmente nossos amigos… O que somos capazes de fazer, por amor?

Não se trata, aqui, de procurar o significado do amor. Não se trata de saber o que é amar. Trata-se de saber que as pessoas amam. E se as pessoas são capazes de amar: o que somos capazes de fazer por amor?

Não se trata, também, de fazer algo para merecer o amor de alguém, mas de fazer algo porque amamos…O que somos capazes de fazer, por amor?

Éclaro que por ódio, por vingança… e por muitas outras mesquinharias somos capazes de demonstrar outros sentimentos que nada têm a ver com o amor. E movidos por esses sentimentos, somos capazes de grandes atrocidades, maldades…. E o mundo está cheio disso. Os exemplos são incontáveis na história da humanidade e em nossas histórias pessoais…. Mas, o que somos capazes de fazer, por amor?

Oprofeta Isaías (62,1-5) mostra como Deus dá um exemplo do que Ele faz por amor: não se calará nem descansará enquanto não brilhar a justiça e a salvação sobre Jerusalém. A cidade que é uma representação do povo. Um povo que, ao receber o dom da justiça, mostra às demais nações e povos a intensidade do amor divino. Um amor tão intenso que faz o profeta afirmar: “o Senhor agradou-se de ti”, por isso seu nome será: “Minha predileta”.

E por ter merecido o amor de Deus, esse povo/cidade, será vista por outros povose seus soberanos… como fonte a partir de onde jorram as bençãos divinas. Por ter merecido o amor de Deus, essa cidade/povo não mais será vista como um local abandonado e desértico, mas todos que a virem perceberão que é a predileta do Senhor; será como a jovem “bem casada”, pois, diz o profeta, assim como “a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus.” (Is 62,5). Tudo porque essa cidade/povo mereceu o amor de Deus.

Isso é o que Deus faz, por amor!

Não é diferente o que Paulo ensina à comunidade de Corinto(1Cor 12,4-11). Mostra que, por amor, o Espírito concede os dons. Os diferentes ministérios e atividades, tudo provém do mesmo Espírito. “A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.” (1Cor 12,7). A uns o Espírito concede a sabedoria, a outros a ciência; a alguns o dom da cura, a outros o dom dos milagre; alguns são profetas, outros recebem outros dons, mas tudo provém do mesmo Espírito que, com seu dom de Amor, concede a cada um aquilo que cada um pode desenvolver em favor de todos.

Portanto o amor do Espírito é dado individualmente, mas para ser desenvolvido em favor de todos. Ninguém é profeta para si mesmo, como também ninguém desenvolve o dom da palavra para falar a si mesmo. Os dons são presentes divinos a se converterem em frutos em benefício de todos.

Isso é o que o Espírito de amor faz, por amor!

Algo semelhante vamos aprender de Jesus(João 2,1-11): valorizar os bons momentos que celebram a vida. Neste trecho da narrativa evangélica onde é que vamos encontrar Jesus? Numa festa de casamento. E o que se faz numa festa de casamento? Celebra-se a união. Em que consiste essa união? Na alegria do encontro com alguém especial. Na alegria e compromisso com a obra divina da criação.

O casamento é uma celebração de alegria e de fé no futuro.Um futuro que tem a ver com mais alguém, pois ninguém se casa consigo mesmo, mas se casa com outro para que a felicidade cresça a dois… e com os filhos que são o sinal da continuidade da criação. E, caso não haja filhos, o casal se completa num supremo ato de amor. E Jesus está aí para celebrar o amor.

Nada mais sublime, para anunciar e iniciar sua vida pública. A celebração do amor, numa festa de doação. Nada mais marcante do que a orientação de sua mãe, aosgarçons: “façam o que ele vos disser!” (Jo 2,5). E Jesus realiza seu primeiro sinal. Mas seu grande sinal, seu grande milagre, não foi fazer vinho da água, mas foi assinalar a importância da felicidade que deve crescer a partir da união. Uma união que, ao mesmo tempo, simboliza a continuidade da criação e celebra a doação ao outro. E essa festa da união, só pode ter continuidade porque a água foi convertida em vinho. Mas isso somente ocorreu porque a celebração da vida, anunciada no casamento, é mais importante. E esse foi o milagre: fazer com que a festa da celebração da vida pudesse ter prosseguimento.

E isso o Filho fez por amor.

A Trindade Santa, mostrou o que pode fazer por amor a nós.

E nós, o que somos capazes de fazer, por amor?




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Batismo de Jesus: Eis meu servo

(Reflexões baseadas em: Isaías 60, 1-6; Efésios 3,2-3a.5-6; Mateus 2,1-12)


Para a Igreja o Natal não se resume a um dia.

Ele se prolonganaquilo que se denomina de tempo de Natal. Mas este é um período curto. Em seguida vem o tempo comum, que começa com o Batimos do Senhor e prossegue até a quarta feira de cinzas, quando se inicia a quaresma.

Nosso comentário de hoje se dá justamente ao redor do Batismo do Senhor, iniciando o tempo comum, ou seja, o período em que recordamos, liturgicamente, alguns episódios da vidada de Jesus.

Alguém, com certeza, perguntará: Mas Jesus precisou de ser batizado, como nós? Sim! Não!

Sim porque nasceu e viveu como um ser humano a fim de nos mostrar que também podemos fazer o que ele fez. Suas dores e alegrias as vivenciou como ser humano. Mesmo na hora do último sofrimento, na cruz, enfrentava tudo como ser humano. Qual seria seu mérito exemplar se nas provações tivesse se valido de sua divindade? Nesse caso poderíamos dizer: fez isso porque era Deus. Teve medo das dores e se refugiu na divindade. Mas não foi assim: sofreu as adversidades como ser humano e por ser humano.

Daíque seu batismo foi um processo natural e humano. Uma espécie de simbologia com a finalidade de dizer que a vida cristã começa nesse banho. E, no caso da Igreja Católica, esse banho purificador e de introdução ocorre com a criança ainda pequena. Sendo que os pais pedem o banho purificador: por isso o batismo que deve ser confirmado mais tarde com o sacramento do crisma, quando a criança já puder fazer escolhas. Jesus fez isso, escolheu seu momento e se fez batizar, confirmando sua missão e nos dando o exemplo.

Mas Jesus não precisava do batismo, pois nasceu sem pecado. Por isso seu banho não foi para purificação dos pecados, mas para Deus o apresentar. E Lucas (3,15-16.21-22) nos descreve a cena. “Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer.'” (Lc 3,21-22). Essa apresentação/batismo é tão importante para a fé cristã, que os quatro evangelistas a retratam: Jo 1,31-34; Mt 3,13-17; Mc 1,9-11. E os quatro evangelistas mostram a mesma cena: João batizando; o Espírito se manifestando e o Pai apresentando o Filho batizado. Por isso, em nossas igrejas antes de batizarmos nossas crianças as apresentamos para a comunidade. Só então as batizamos com o batismo de Jesus, com água, mas para receber o que João menciona: “Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”(Lc 3,16). Tudo realizado em nome da Trindade Santa, como no batismo de Jesus.

Isso para nos dizer que o batismo do cristão tem implicações. Não se resume a um pouco de água, óleo e mais alguns símbolos como a cruz e as vestes brancas. Pelo batismo a pessoa recebe o Espírito para ser fortalecido e se tornar capaz de fazer o que Jesus fez.

Como isso pode ser realizado? Seguindo as orientações do profetas e do apóstolos.

Isaías(42,1-4.6-7), fala de um Servo, que sofre, é verdade, mas também sobre ele repousa o Espírito do Senhor. E por ser um com o Espírito de Deus, o Servo é benevolente, está sempre disposto a oferecer mais uma oportunidade de redenção: “Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade” (Is 42,3). Além disso, o Servo “não se deixará abater” até que a justiça seja implantada; e que os países distantes conheçam seus ensinamentos. Isso porque o Servo será promotor da justiça; aliança para os povos; será o libertador pois tirará os cativos da prisão e dará visão aos cegos. Será a “luz das nações”

Essa proposta, nos ensinam os apóstolos (At 10-34-38), inicialmenteera destinada aos hebreus, mas em função da ação de Jesus passa a ser destinada a todas as nações. Uma vez que “Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença” (At 10,34-35).

Épara recordar tudo isso que o apóstolo Pedro, neste trecho dos Atos dos Apóstolos, faz seus ouvintes recordarem o que ocorreu na Judeia, começando na Galileia: Jesus ao ser batizado por João “foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele” (At 10, 37-38). Ou seja, a ação de Jesus ganha destaque a partir de sue batismo, que foi o momento em que se definiu a mediação da trindade: O filho recebendo o Espírito de Pai que envia o Filho a fazer o bem, curar e libertar. O batismo de Jesus, tem a mesma função do nosso: fazer de nós, não só morada de Deus, mas também agentes de mudanças, transformações e revoluções, como fez Jesus.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sábado, 1 de janeiro de 2022

Epifania: vimos sua estrela.

(Reflexões baseadas em: saías 60, 1-6; Efésios 3,2-3a.5-6; Mateus 2,1-12)


Já parou pra pensar quantas vezes você venceu dificuldades? Pequenas ou grandes, mas venceu! Houve tropeços…. Mas você levantou… já fez as contas? Já parou pra pensar como foi tua reação depois de cada vitória?

É isso que Isaías (60,1-6) está nos propondo. Após um grande problema, o Exílio babilônico, o povo está regressando para sua terra. Nesse contexto o profeta convida o povo para rever o caminho percorrido; analisar o que está acontecendo; rever as causas das dores e entender o significado de sua vitória. Então o profeta afirma: “acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti” (Is 60,1-2).

Para nós, um novo ano se inicia, então as palavras do profeta também nos alertam: Também para nós chegou a luz do Senhor; também para nós está destinada a glória do Senhor… Mas, também a nós é dada a oportunidade de fazer brilhar uma luz divina e preparar o espaço para a permanência da glória!

O problema é que nem sempre estamos abertos a essa proposta do Senhor. Na maioria das vezes em que Deus tenta nos visitar ou nos oferecer oportunidades e pequenas amostras de sua glória, nos preferimos as amarras do mundo. Em vez da solidariedade, preferimos o egoísmo; em vez do amor, preferimos a divisão individualista; em vez das coisas do alto optamos pelas coisas rasteiras, pelos prazeres cotidianos… e, dessa forma, nos afastamos da proposta gloriosa.

Não damos ouvidos ao profeta.

E, por esse motivo, Paulo (Ef. 3,2-3a.5-6) nos vem alertar: existem detalhes do plano de Deus a nosso respeito. Claro que inicialmente mensagem foi para sua comunidade de Éfeso. Mas como a palavra de Deus não se prende ao tempo, também é dirigida a nós. Por isso é a nós que o apóstolo fala: “Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito” (Ef 3,2).

E o apóstolo começa a explicar em que consiste o plano de Deus a nosso respeito. Tem a ver com o próprio mistério de Deus, mas esse mistério o Senhor reservou para revelar por meio de Jesus e não aos povos antigos.

E nem poderia ser diferente, pois o dom de Deus a nosso respeito consiste em sermos associados à herança divina. Uma associação que nos torna membros do corpo do Senhor Jesus. Diz o apóstolo: “os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho” (Ef 3,6).

Ser merecedor da luz; ser incorporado à glória celeste; ser feito herdeiro da promessa; ser associado ao corpo de Cristo… tudo isso pode ser resumido numa só palavra: a Epifania. Deus que se manifesta à comunidade humana. E faz isso na pessoa de Jesus.

Jesus é quem nos incorpora ao Pai, nos torna herdeiros da promessa do Senhor. É ele que revela o plano de Deus e o faz anunciando e mostrando os caminhos do Reino. E um Reino que não se limita a um povo, como o acreditavam os hebreus, mas é aberto a todos os povos, como o ensina Paulo e o demonstra Mateus (2,1-12), com a narrativa da visita “dos magos do oriente”.

Chama a atenção o fato de que o Messias era esperado pelos hebreus. Isso o sabiam “todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei” (Mt 2,4), mas não viram a estrela do menino de Belém. Ficou sabendo o rei Herodes, mas com intenções assassinas. No entanto já haviam reconhecido a luz do Deus que se manifestava: os pastores e agora estavam seguindo sua estrela “os magos do oriente.”Tudo isso para demonstrar que Deus não se dá a conhecer entre os poderosos e seus palácios, mas entre os mais humildes e estrangeiros.

Isso, também, nos mostra que Jesus se manifesta. Ele se dá a conhecer. Mas são necessárias algumas condições para reconhecê-lo: buscar com fervor sua ajuda para a solução dos problemas de nossa vida, mas, ao mesmo tempo fazer nossa parte para encontrar as soluções; não dá para procurá-lo nos locais de ostentação de poder, mas entre as pessoas simples. Ele não nega sua glória nem sua luz… mas prefere que nós o procuremos, pois respeita nossas escolhas.

Os magos disseram: “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Procuraram no centro do poder, mas o encontraram na periferia. Cabe nos perguntarmos: qual a estrela que estamos procurando. E se queremos, de fato, encontrar o Senhor também temos que sair em busca de sua estrela que nos espera para nos guiar na busca de soluções para nós e nosso país… então, onde está nossa estrela?




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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Filosofia, História, Religião: https://www.webartigos.com/index.php/autores/npcarneiro;

Literatura: https://www.recantodasletras.com.br/autores/neripcarneiro.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O Senhor te abençoe

(Reflexões baseadas em: Números 6,22-27; Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21)




Quantas vezes nós já usamos ou ouvimos as expressões: Deus te abençoe! Deus te ajude! Vai com Deus! Deus te acompanhe! Deus te ilumine! Deus te guie!…Com certeza gostamos de ouvir essas bençãos. E quando a dizemos ou desejamos a alguém, queremos que realmente Deus realize aquilo que desejamos

Qual o significado disso?

Por que dizemos essas palavras?

Todas essas expressões são formas de Bençãos. E benção é dizer e desejar o bem sobre a pessoa. E essas palavras são formas de dizer que desejamos aquilo que Deus tem de melhor para essa pessoa a quem nos dirigimos. Desejamos o bem de Deus para as pessoas!

Nestes tempos em que contamos as horas para o fim de ano e plantamos as sementes do começo de novo ano; tempos no qual as pessoas estão fazendo balanços do que passou ou projetos para os tempos que virão…. Também é tempo de pensar nas bençãos: nas que recebemos de Deus; nas que nos foram desejadas pelos que gostam de nós; naquelas que desejamos a outras pessoas… naquelas que sentimos que Deus concedeu àqueles que nos circundam. Na verdade é um tempo para perceber que o mundo é uma benção…. Nós é que, às vezes, atrapalhamos...

Nestes tempos de fim de ano, podemos nos lembrar das palavras que o Senhor nos dirige. São palavras de bençãos.

Podemos começar lembrando o que Paulo, escreveu aos Gálatas (4,4-7). Veja o que ele nos faz recordar: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). E diz isso como a dizer: “Deus quis depender de uma mulher para se dar ao mundo”. Portanto, não desconsidere essa mulher, pois ela teve um papel fundamental no plano de Deus. Não menospreze essa mulher, pois ela é grande, como grande é seu filho. Não a ignore, pois ela tem importantes lições a oferecer. E, principalmente, lembre-se: foi o filho dessa mulher que nos permitiu sairmos da situação de escravidão para a condição de filhos e herdeiros da graça divina “Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro” (Gl 4,7).

Portanto, se ainda não tens um carinho todo especial por essa mulher, Maria de Nazaré, reveja teus conceitos! Da mesma forma que você quer que tua mãe seja bem lembrada… lembre-se que Maria é mãe de alguém muito mais importante que você. Mãe de um cara que fez de sua vida uma doação completa em favor da tua vida… lembre-se que Deus te escolheu, mas quer saber como você se comporta em relação à mãe Dele!

E isso é uma benção: sermos acolhidos ao seio divino pelos méritos de Jesus. Mas esse acolhimento também se dá pela intercessão da mãe de Jesus.

Também foi uma benção aos pastores (Lc 2,16-21) terem sido escolhidos para serem os primeiros visitantes e protetores do menino do Natal. Menino que nasceu pobre entre os pobres para dizer que Deus os protege. Para dizer que Deus está do lado dos marginalizados. Para dizer que Deus faz opção de classe. Para dizer que a condição de sofrimento das pessoas não é vontade de Deus, mas resultado das escolhas humanas. Ninguém sofre porque quer sofrer. Sofre em decorrência de algo. Algo feito por alguém….

Por serem portadores de bençãos, os pastores “foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura” (Lc 2,16) e lá contaram das bençãos recebidas e todos os admiravam. E Maria?

Quietinha em seu canto. Sabia que sua tarefa só havia começado. Sabia que ainda teria muito a fazer pelo seu filho. Sabia que sua história ao lado do filho estava apenas começando.Sabia que devia guardar tudo no coração e realmente mantinha “todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lc 2,19). Sabia que sua benção se estendia a toda a humanidade.

E hoje, no final do ano, cabe a nós fazermos nossa ação de graças pelo ano que findou. Com problemas, dores, tristezas…, sim!!! Mas também com realizações, com projetos e sonhos realizados… outros iniciados… outros ainda no sonho…

Por isso e pelo que sonhamos para o novo ano, não é demais invocar a benção de Deus, em favor do todo o povo que luta e sofre para sobreviver contra esse mundo que os donos dos poderes corrompidos levantaram contra ele. Uma benção conforme nos ensina o livro dos Números (6,22-27). Então, que a benção do Senhor se realize:

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (Nm 6,22-26). Seja, então, a benção de Deus para todos que cruzarem teu caminho!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sábado, 25 de dezembro de 2021

Sagrada família: Era-lhes obediente

(Reflexões baseadas em: Eclesiástico 3,3-7.14-17; Colossenses 3,12-21; Lucas 2,41-52)




Quando falamos em Sagrada Família, de imediato nos lembramos de Jesus, Maria e José, a família de Nazaré. E não está errado. Mas também não é só isso. Não é sagrada só a de Jesus, Maria e José; nossas famílias também o são; ou, no mínimo, podem ser.

O livro do Eclesiástico (3,3-7.14-17) demonstra isso, falando da necessidade do filho honrar, respeitar, amparar seu pai em todos os momentos da vida. E, ao fazer isso pelo pai, promove a alegria da mãe. Ou seja, a relação pela qual o filho dedica sua vida ao pai, é uma forma de edificar e exaltar sua mãe. Tudo que o filho realiza pelos seus pais, amplia o sentimento da paternidade. Mas, ao mesmo tempo, edifica o ser filho. Em razão dessa interatividade edificante permite suas orações são atendidas. “Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido” (Eclo 3,6). E isso é santificador. Esse viver pela família santifica a família.

Atríplice relação: pai, mãe, filho, a exemplo da família de Nazaré, santifica a família humana. E isso não só porque a família humana representa e repercute a família de Nazaré, mas também porque colabora com Deus na obra da criação. Também por isso e na medida que efetivamente promove e criação a família humana é uma família sagrada.

Não só o Eclesiástico mostra a santidade da família humana. Paulo, o apóstolo, falando aos Colossenses (3,12-21) também o afirma. “Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência”(Col 3,12). A vida santa, nas palavras do apóstolo, é aquela que está voltada para o outro. A vida santa não é aquela que se concentra em em si, mas age pensando no outro. Por isso é misericordiosa, humilde…. Características de uma vida em família.

Como a relação familiar, só é uma relação de família se estiver baseada no amor, o apóstolo orienta as pessoaspara que alimentem esse vínculo: “o amor é o vínculo da perfeição” (Col 3,14). nenhuma família nasce perfeita, mas a interação amorosa, misericordiosa… leva os membros da família a crescerem aperfeiçoando-se. E isso ocorre quando os interesses da família se sobrepõem a outros interesses mesquinhos.

O aperfeiçoamento se completa e amplia na medida em que a relação tríplice: pai, mãe, filhos, se completa e se amplia. E a relação se completa na medida em que a esposa vivencia a solicitude para com se marido; na medida em que o marido torna vivo seu amor para com sua mulher; na medida em que os filhos seguem as orientações dos pais. Esse círculo amoroso nada mais é do que a explicitação da santidade da vida familiar.

Notando que o circulo amoroso que alimenta a famíliaimpulsiona seus membros a se espelharem no amor de Deus para com a humanidade. O amor que nutre a Trindade Santa tem um reflexo na Sagrada Família de Nazaré: uma trindade humana; e esta, por sua vez, acaba sendo um modelo para a santificação das nossas famílias: pais, mães, filhos: uma trindade familiar. Nossas famílias se santificam na mesma proporção em que tem um olhar altruísta e se espelha no modelo da família de Nazaré. A família de Nazaré é um modelo a ser seguido, pois representa e concretiza o amor da Trindade Santa.

Afamília sagrada, de Nazaré, demonstra o que é esse estar voltado para a família quando deixa a segurança da caravana e volta em busca de Jesus. Era mais seguro viajar em caravana, mas não tendo o filho presente, José e Maria, deixam essa segurança. Voltam ao ponto de partida. Procuram e encontram o filho: “estávamos angustiados a tua procura!” (Lc 2, 48). E Jesus responde que também estava cuidando dos interesses da família: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” (Lc 2,49).

E a família volta para Nazaré: Jesus, obediente, “crescia em sabedoria, estatura e graça”. José em seus afazeres. Maria “conservava no coração todas estas coisas” (Lc 2,51-52).Era, apesar dos percalços cotidianos, uma família crescendo em harmonia. Modelo para nossas famílias, pois também nós, queremos crescer no amor. E, na medida em que obedecemos ao Senhor podemos crescer em “sabedoria, estatura e graça”.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Natal – Uma Luz surgiu

(Reflexões baseadas em:Isaías 9,1-6; Tito 2,11-14; Lucas 2,1-14)



Cada um de nós já deve ter passado pela experiência do medo e da da escuridão. Muitos ainda têm medo do escuro. O escuro, com toda certeza, é uma das piores sensações; a sensação de uma quase completa impotência, insegurança... Daí o medo! Mas o natal é luz e a luz ilumina as trevas e dissipa a escuridão.

A liturgia do Natal nos vem alentar: “Uma luz resplandeceu”,diz Isaías (9,1-16) e ela pode mudar tudo. Uma luz que orienta todo o povo que está “aguardando a feliz esperança”, diz Paulo, escrevendo a Tito (2,11-14). Assim é o Natal: os que andam nas trevas do medo e alimentam a esperança “a glória do Senhor os envolveu em luz”, como aos pastores, nos informa Lucas (2,1-14).

Então, se durante o advento os cristãos fazem o propósito de se reconhecer pecadores, causadores de sofrimentos, geradores de exclusão…. As luzes do Natal são o último convite para abandonar a escuridão da maldade e abraçar a luz de uma nova sociedade.

Entretanto, se pra nós o Natal se resume a troca de presentes, comilanças e bebedeiras, compra e venda… é porque ainda não entendemos o espírito do Natal. E, nesse caso, mesmo diante da luz de Jesus, ainda estaremos andando nas trevas.

Então vamos olhar com um pouco mais de atenção a cena do Natal. Quem são os personagens aí estão presentes?

O personagem central é o recém-nascido. Ao redor dele gravitam os demais. Os anjos, evidentemente, pois são eles que anunciam o nascimento. Os pastores, pobres e marginalizados, para os quais não há lugar nem na estrebaria, junto aos animais e por isso pernoitam no campo, ao lado do rebanho. Como a cena é de um nascimento, o José e Maria também são personagens e também marginalizados, pois tiveram que colocar o recém-nascido a dormir num cocho. (As pessoas se acostumaram a dizer manjedoura, mas uma manjedoura é o objeto no qual os animais comem, é o prato dos animais. O prato dos animais, portanto, é o cocho).

Devemos notar que os pais do recém nascido são vítimas do sistema e não da falta de hospedagem. Estão nessa localidade, fora de sua morada, não por vontade própria, mas por exigência do sistema. A exigência do recenseamento foi que atraiu muita gente à cidade e por isso faltou alojamento. José é Maria não foram rejeitados por maldade dos hoteleiros, mas porque o sistema obrigou muita gente a se deslocar. Como “Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal” (Lc 2,3), José e Maria, da mesma forma que muitos outros, chegaram a Belém. Por esse motivo “não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2,8). O sistema romano, portanto, é outro personagem, não presente no local, mas o verdadeiro causador da situação de desconforto de toda a população e da família sagrada em particular.

Quando analisamos os personagens envolvidos na cena do Natal, percebemos: com exceção do anjo, todos os outros são vítimas do sistema romano. Não vemos nessa cena nenhum rico. Nenhum político. Nenhum dos sacerdotes do templo… só os marginalizados e vítimas do sistema.

Para essas vítimas nasceu o Salvador. Em favor das vítimas do sistema, “o povo, que andava na escuridão”; os “que habitavam nas sombras da morte”; aqueles sobre os quais pesava “o jugo que oprimia o povo”… todas essas vítimas viram “uma grande luz”; sobre eles “uma luz resplandeceu”. Para realimentar a esperança “nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado”.

Então o que é o Natal?

Com certeza não são as festas, as comilanças, as bebedeiras; nem são os presentes, menos ainda as luzes pisca-piscando nas lojas… não é o comércio… tudo isso, faz parte do sistema: hoje o sistema econômico que produziu e continua produzindo as famílias desalojadas, dor e fome.

Natal tem a ver com o começo de um novo tempo. Uma nova vida. Uma nova sociedade em que as relações acontecem não para privilegiar o sistema, mas para dar vida e luz aos marginalizados. Tem a ver com uma criança que nasceu há 2000 anos, mas que é um sonho criança, nascendo ainda hoje. Não para gerar riquezas e privilégios, mas para valorizar os que são desvalorizados. Tem a ver com a consolidação da justiça em favor dos desvalidos. Tem a ver com o anúncio do anjo: “Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,10-11).

Temos que nos perguntar: que é, para mim, o Natal? Troca de presentes ou compromisso em transformar a sociedade que produz e mantém os marginalizados?Uma Luz iluminando uma nova vida ou um reforço para que eu continue alimentando as trevas e ampliando a escuridão?




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


sábado, 18 de dezembro de 2021

Advento: Bendita és tu e bendito é o fruto

(Reflexões baseadas em: Miquéias 5,1-4a; Hebreus 10,5-10; Lucas 1,39-45)




Você já experimentou visitar um parente ou um amigo com o qual não se encontra há muito tempo? Como são as reações?

O coração acelera! Só um abraço parece pouco! A voz da um nó na garganta e fica teimosa pra não sair! Os olhos não sabem se olham para a pessoa ou se mergulham nas lágrimas... Emoções de um reencontro!!!

Podemos dizer que algo parecido aconteceu com a dona Isabel quando recebeu a visita da menina Maria, quando lemos a narrativa do evangelista Lucas (1,39-45).

Aquela senhora, certamente cuidando de seus afazeres domésticos, numa vila distante, recebe uma visita inesperada: Maria, uma jovenzinha.Na verdade uma adolescente! Muito prestativa, por sinal! Ao saber da gravidez de sua prima, já com uma certa idade, corre para visitá-la: alegria pela nova vida; certeza da presença de Deus!

Énessa cena que vemos os corações externando as emoções. Nessa cena a saudação de Maria, a menina-moça, mexe com as emoções da senhora Isabel. Nessa cena João, ainda no útero materno, dá o primeiro sinal de que será o precursor, anunciando a breve chegada do Senhor. Nessa cena Isabel recita a segunda parte da oração que a Igreja consagrou como “Ave Maria”. Uma cena muito marcante! Tudo resumido numa visita.

Mas a cena retrata muito mais do que isso. Além da alegria de um encontro entre duas pessoas que se gostam, mostra também: Maria, a menina mãe, solidarizando-se com uma outra pessoa que talvez estivesse precisando de sua ajuda ou sua companhia; Isabel anunciando que Maria é bem-aventurada, ou seja, alguém que mereceu uma atenção especial de Deus, afinal ela aceitou ser a ponte pela qual Deus chegou ao mundo; também é Isabel quem, em primeiro lugar, deu testemunho de que Maria dará ao mundo aquele que Deus havia prometido. E, acima de tudo, Isabel mostra a gratuidade do dom de Deus: mesmo admitindo, por si mesma, não ser merecedora, recebeu uma visita do próprio Senhor, que ainda estava em Maria, quase criança! “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1,43).

Quando olhamos para essa cena, doméstica, humilde, numa localidade longínqua, recebemos a luz para entender as falas de Miqueias (5,1-4) e de Hebreus (10,5-10).

O profeta Miqueias, mostra a grandeza daquilo que é pequeno. Belém “pequenina entre mil povoados”(Mq 5,1), na realidade é a porta de entrada pela algo fenomenal; lá onde “ao seu tempo uma mãe dará a luz” (Mq 5,2) é a pequenina cidade que se converte no ponto de partida para a “majestade do nome do Senhor Deus”; de lá é que o Senhor fará com que os homens vivam em paz: “os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, e ele mesmo será a Paz.” (Mq 5,3-4)

Tudo isso, anunciado pelo profeta, terá inicionessa pequena cidade e poderá acontecer porque Maria-menina disse sim; e em consequência desse sim pôs-se a cainho para amparar a mãe do precursor. O pequeno lugarejo; a pequena Maria; as duas crianças, tão pequenas que ainda estão no aconchego do útero… tudo minúsculo para que Deus possa mostrar a grandeza que vem dos pequenos...como Davi enfrentando Golias, como a brisa conduzindo o veleiro… tudo par mostrar que Deus não age na ostentação, no luxo… Deus só se manifesta na simplicidade, como no arbusto que queimava, na frente de Moisés e não na montanha imponente…. E com isso nos mostra as opções do Senhor e como serão os passos do Senhor que nasceu pobre na manjedoura.

Aquela cena doméstica e familiar, também nos convida a ouvir o ensinamento de Hebreus (10,5-6). Nos ensina que Deus não se interessa pelos sacrifícios, pelos holocaustos, pelos gestos exteriores. O Senhor Deus quer saber daquilo que nove as ações; quer saber das intenções que produzem as atitudes.Não quer saber da lei que obriga às posturas exteriores… O que o Senhor deseja é o que se oferece com a vida e em defesa da vida. Por esse motivo é que o Cristo, que se manifestou na gruta de Belém, não nasceu num ritual de sacrifício, mas no mais profundo e sublime ato de humanidade: o gesto de uma mãe que dá à luz a um filho.

O supremo ato e gesto de vida é o gesto de gerar uma vida. Por isso, Cristo, ao entrar no mundo, o fez mediante uma mulher que o gerou e o fez nascer; por isso, Cristo, ao entrar no mundo, não o fez por meio do sacrifício, mas formando-se num corpo humano: dentro de Maria, a menina: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo” (Hb 10,5). E porque Maria-menina-mulher aceitou essa missão, na cena da visita foi reconhecida como bendita, pois conduzia um fruto bendito, no ventre!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


sábado, 11 de dezembro de 2021

Advento: Que devemos fazer?

(Reflexões baseadas em: Sofonias 3,14-18a; Filipenses 4,4-7; Lucas 3,10-18)



Canta de alegria!

Alegrai-vos!

Que devemos fazer?

Notemos queas palavras do profeta Sofonias (3,14-18) e da carta aos filipenses (4,4-7) são orientações. E nos são dirigidas com um objetivo muito claro e específico. São como se alguém estivesse nos dando um comando. Um comando para executar uma ordem. Mas não uma ordem de natureza autoritária, contra nossa vontade ou nossa liberdade. Pelo contrário: é uma ordem para a felicidade!

Uma ordem simples: seja feliz!

Já o texto de Lucas (3,10-18)poderia ser quase como uma resposta de nossa parte. Como se não estivéssemos entendendo a orientação que nos foi dirigida. É como se estivéssemos a indagar. Como se nós estivéssemos reagindo ao comando da alegria com a indagação: Que devemos fazer? Ou porque não entendemos a orientação e desejássemos uma confirmação: que devemos fazer? Ou porque não nos sentimos seguros, sem saber como agir, e perguntamos, como a pedir ajuda: que devemos fazer?

Mas é, também, como se Deus nos estivesse dizendo: seja feliz!

E nós indagássemos: O que devemos fazer para alcançar a felicidade?

Tanto o apóstolo como o profeta explicam o motivo pelo qual orientam para a alegria: o profeta afirma que o motivo da alegria é o fato de que o Senhor Deus “está no meio de ti, nunca mais temerás o mal”. E o apóstolo também dá uma explicação: seja feliz porque “o Senhor está próximo!”

Então, se o Senhor está próximo ou em nosso meio, só temos uma alternativa: a alegria.E não poderia ser diferente. Perto do Senhor não há tristeza, não há dor, não existem necessidades… a presença do Senhor é plenitude. Só Deus se basta e somente Ele nos basta…. Mas nós continuamos dependendo dele para nos completarmos. Então, o que fazer para merecer o estar com Ele e provar da alegria que nos é oferecida.

Voltamos nossos olhos para o texto de Lucas. E Lucas nos apresenta João, o Batista, preparando os caminhos do Senhor. Diante de uma multidão que deseja as alegrias da convivência com o Senhor. Essa multidão pergunta: que devemos fazer? Mas não só a multidão. Também os cobradores de impostos. Eles também queriam saber: que devemos fazer?

Mas além da multidão e dos coletores, também os soldados queriam saber: que devemos fazer?

O que faz a multidão? O que fazem os cobradores de impostos? O que fazem os soldados? Todos fazem algo indevido. E suas ações causam algum mal estar para alguém. Na multidão existem aqueles que concentram mais do que precisam. Os cobradores de impostos (hoje os fiscais e outros mantenedores da burocracia) usam dessa burocracia para infernizar vida do povo. E os soldados… por suas mãos deveria se popularizar a justiça e o bem estar da população…. Mas o que se vê? A morte sendo cultuada em seus atos. E nestes três seguimentos, o bem estar que deveria ser a mola propulsora de seus atos, acaba sendo a causa de sofrimento.

Mas isso não impede o Batista de dizer a todos: preparem-se! A festa está para começar! E se tem festa, tem alegria! Preparem-se, portanto, para participar da festa da alegria, que está para começar!

Vai nascer um menino e o mundo vai mudar. Vai aparecer um jovem pregador anunciando novos rumos para a vida e o mundo vai mudar. Vão perseguir o pregador, pregando-o numa cruz, mas o mundo vai mudar. As pessoas ouvirão, falarão, viverão os ensinamentos desse revolucionário e farão o mundo mudar.

Canta de alegria! Alegrai-vos! Sim, tudo isso. Mas, o que fazer para merecer e participar disso?

Não precisa de muita coisa. Basta seguir os passos do mestre! Isso é o que devemos fazer!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


domingo, 5 de dezembro de 2021

Advento: Grita no deserto

(Reflexões baseadas em: Baruc 5,1-9; Filipenses 1,4-6.8-11; Lucas 3,1-6)



No tempo do advento tudo gira ao redor de algode bom que vai acontecer e alguém especial que está por vir. Até parece que tudo esta querendo dizer: “tenha esperança, as coisas vão melhorar”. Tudo indica que as dificuldades presentes estão com os dias contados. Virá alguém muito maior que todos os problemas….Vejamos alguns exemplos:

Baruc (5,1-9) menciona algo que está por acontecer. Uma libertação!E não se trata de pouca coisa. Trata-se de trocar as cores do luto por “adornos” de glória. “Despe ó Jerusalém, a veste de luto e de aflição, e reveste, para sempre, os adornos da glória vinda de Deus” (Br 5,1). E isso tem um significado muito importante: tirar as vestes de luto implica em retomar as vestes da vida nova. Não mais a morte, mas a vida é que importa.

Lucas (3,1-6), apresenta João Batista gritandoum aviso, no deserto: o Senhor está chegando! Ele anuncia “a voz daquele que grita no deserto: 'preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas’” (Lc 3,4). E, preparar os caminhos do Senhor é o mesmo que preparar uma vida nova. Uma vida nova que está se preparando para conviver com nossa vida já cansada, mas que ainda alimenta alguma esperança.

Oapóstolo Paulo, falando aos filipenses (1,4-6.8-11), demonstra seu carinho para com a comunidade: “Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus” (Fil 1,8). E o apóstolo insiste na orientação pelos caminhos da santidade: é necessário “que o amor cresça”; a comunidade deve permanecer “sem defeito para o dia de Cristo”. E o que e mais importante: a comunidade pode colher os frutos da justiça “que nos vem por Jesus Cristo” (Fil 1,8-11). São, também, sinais de vida nova. São sinais de esperança. Sinais de que algo grandioso está por acontecer. E não só lá no mundo do povo da bíblia, mas também, e principalmente aqui entre nós. Algo de bom nos aguarda… para breve!

Então otempo do advento é isso: tempo de esperança; tempo de preparação; tempo de olhar para aquele que vem… e, de nossa parte, criar a pré-disposição para acolher não só Jesus que se manifesta no Natal, mas os frutos daquilo que é a sua promessa.

Em Baruc o povo é convidado a retornar de um tempo de exílio. E esse regresso ocorre na alegria não só de quem volta para casa, mas de quem volta a se encontrar com o Senhor. E o convite, feito ao povo, repercute emnosso cotidiano: também somos convidados a olhar para nosso cotidiano e repensar nosso futuro; ainda dá tempo de redescobrir os caminhos que levam aos dias de restauração.

Com Lucas aprendemos que não tem como aderir ao projeto de Jesus, sem aderir ao projeto de dias melhores. E essa adesão somente ocorre se aprendermos a pensar no bem de todos. Endireitar os caminhos, rebaixar as colinas, aterrar os vales (Lc 3,5-6).… Ou seja, preparar o percurso é facilitar os caminhos também para os outros… é o mesmo que dizer: pode ir em frente, lá adiante alguém que te quer muito está te esperando….

E fazer isso, facilitar os caminhos, é pensar no outro; é ser capaz de mostrar Jesus àquele que está em dificuldade e lhe dizer: apesar de tudo, a esperança não morreu. Os governantes nos enganam, no oprimem, nos roubam… oferecem armas em vez de paz. Dão corrupção no lugar da justiça…. Mas a esperança é teimosa…

Os engôdos da propaganda tentam nos ludibriar…o comércio apela para comprarmos o que não precisamos… o salário é mais curto que o mês… as dívidas aumentam… Mas a esperança é teimosa!

Os problemas na família…. Os problemas no trabalho…. As dificuldades com os vizinhos…. As dores plantadas pelos os vícios…. Tudo parece estar desmoronando…. Mas a esperança é teimosa….

De fato, uma voz grita no deserto…. Que são as dificuldades nossas do dia-a-dia, mas esse grito já não é mais de desespero…. Já se pode gritar, avisando que os caminhos do Senhor estão preparados. Já entendemos que é tempo de ficarmos “puros e sem defeitos para o dia de Cristo, cheios dos frutos da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus” (Fil 1,10-11).

De fato, uma voz grita no deserto, mas é uma voz que grita anunciando a esperança!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

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