quinta-feira, 25 de março de 2021

FILOSOFIA: NOVOS PASSOS

Ao darmos os primeiros passos no entendimento da filosofia pudemos perceber que existem algumas visões equivocadas a respeito dela. Agora apresenta-se outra pergunta: Se não é filosofia muito do que se diz por aí, então o que é filosofia? Como entendê-la? Talvez nos ajude a entender sua etimologia e sua aplicação à realidade.

Etimologia refere-se à compreensão do significado das palavras. Então, qual a etimologia da palavra filosofia?

Trata-se de um vocábulo grego formada por duas palavras, plenas de significado: “FILO”: que significa algo como amigo, amante, amizade; “SOFIA”: que também tem significado amplo como saber, sábio, conhecimento. E se juntarmos essas palavras teremos algo parecido com: "amigo do saber", "amante da sabedoria" ou "amigo do conhecimento". Vamos assumir que a junção desses dua palavras nos produzam a ideia de “amante do saber”.

Alguns autores dizem que essa palavra tem sua origem envolvida em lendas. Outros dizem que é atribuída a Pitágoras. Comentando textos de Cicero, Mario B. Sproviero (Disponível em http://www.hottopos.com/notand2/a_palavra.htm;) transcreve a seguinte afirmação, do pensador Romano: “A filosofia remonta, como todos sabem, aos tempos mais antigos, apenas sua denominação é que é recente. Quem, pois, negaria que não só a sabedoria, bem como seu próprio nome, sejam coisas antigas? Este sublime nome junto aos antigos destacava sua aspiração ao conhecimento das coisas humanas e divinas, e das causas de todas as coisas. Assim aqueles sete que os gregos chamaram sophoí e nós, os romanos, reconhecendo-lhes o mérito, chamamos Sapientes… [...] Em seguida todos aqueles que seguindo a estes, dedicavam-se acuradamente à contemplação das coisas, foram considerados e chamados sábios, nome que continuou a usar-se até os tempos de Pitágoras. O doutíssimo discípulo de Platão, Heráclides Pontico, narra que levaram a Fliunte alguém que discorreu douta e extensamente com Leonte, príncipe dos fliúncios. Como seu engenho e eloquência tivessem sido apreciados por Leonte, este perguntou-lhe que arte professasse, ao que ele respondeu que não conhecia nenhuma arte especial, mas que era filósofo”.

O discurso de Cícero, segundo Sproviero, termina com a explicação dada por Pitágoras: “alguns vão em busca de glória enquanto outros de ganho, restando, todavia, alguns poucos que desconsiderando completamente as outras atividades, investigam com afinco a natureza das coisas: estes dizem-se investigadores da sabedoria - quer dizer filósofos - e como é bem mais nobre ser espectador desinteressado, também na vida a investigação e o conhecimento da natureza das coisas estão acima de qualquer outra atividade.”

Dessas palavras de Cicero podemos concluir: A filosofia, muito mais do que uma palavra, é uma atitude. E que atitude seria essa? A atitude da busca e não da posse. É uma atitude de busca que envolve: a) busca de alternativas à acomodação; b) proposição da dúvida sobre as certezas; c) desintegração da crosta das aparências.

A certeza leva à acomodação e juntas impedem a continuação da pesquisa. Pra que continuar buscado se já se sabe a resposta. Pior ainda é a vida das aparências, na qual o saber não é sabedoria, mas fingimento. Essa atitude filosófica acaba se manifestando como um questionamento à sociedade atual em que valem as aparências e as pessoas vivem acomodadas nas suas certezas. Razão pela qual a filosofia acaba sendo mal vista ou, segundo afirma o filósofo alemão Karl Jasper, em seu livro “Introdução ao pensamento filosófico”, seus adversários querem que ela seja apresentada como algo entediante e que deveria desaparecer: “É preciso impedir que os homens se tornem sensatos. Mais vale, portanto, que a filosofia seja vista como algo entediante. Oxalá desaparecessem as cátedras de filosofia. Quanto mais vaidades se ensinem, menos estarão os homens arriscados a se deixar tocar pela luz da filosofia”

Como podemos perceber, até mesmo a partir de sua etimologia a filosofia nos lança um desafio: é necessário ir além, desconfiar das aparências, e das evidências. A verdade pode estar escondida por trás das certezas

Neri de Paula Carneiro

Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador

Rolim de Moura – RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DA PÁSCOA: A vitória da vida.

Disponível em: https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/03/ciclo-da-pascoa-celebrar-vida.html; https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de...