sábado, 18 de dezembro de 2021

Advento: Bendita és tu e bendito é o fruto

(Reflexões baseadas em: Miquéias 5,1-4a; Hebreus 10,5-10; Lucas 1,39-45)




Você já experimentou visitar um parente ou um amigo com o qual não se encontra há muito tempo? Como são as reações?

O coração acelera! Só um abraço parece pouco! A voz da um nó na garganta e fica teimosa pra não sair! Os olhos não sabem se olham para a pessoa ou se mergulham nas lágrimas... Emoções de um reencontro!!!

Podemos dizer que algo parecido aconteceu com a dona Isabel quando recebeu a visita da menina Maria, quando lemos a narrativa do evangelista Lucas (1,39-45).

Aquela senhora, certamente cuidando de seus afazeres domésticos, numa vila distante, recebe uma visita inesperada: Maria, uma jovenzinha.Na verdade uma adolescente! Muito prestativa, por sinal! Ao saber da gravidez de sua prima, já com uma certa idade, corre para visitá-la: alegria pela nova vida; certeza da presença de Deus!

Énessa cena que vemos os corações externando as emoções. Nessa cena a saudação de Maria, a menina-moça, mexe com as emoções da senhora Isabel. Nessa cena João, ainda no útero materno, dá o primeiro sinal de que será o precursor, anunciando a breve chegada do Senhor. Nessa cena Isabel recita a segunda parte da oração que a Igreja consagrou como “Ave Maria”. Uma cena muito marcante! Tudo resumido numa visita.

Mas a cena retrata muito mais do que isso. Além da alegria de um encontro entre duas pessoas que se gostam, mostra também: Maria, a menina mãe, solidarizando-se com uma outra pessoa que talvez estivesse precisando de sua ajuda ou sua companhia; Isabel anunciando que Maria é bem-aventurada, ou seja, alguém que mereceu uma atenção especial de Deus, afinal ela aceitou ser a ponte pela qual Deus chegou ao mundo; também é Isabel quem, em primeiro lugar, deu testemunho de que Maria dará ao mundo aquele que Deus havia prometido. E, acima de tudo, Isabel mostra a gratuidade do dom de Deus: mesmo admitindo, por si mesma, não ser merecedora, recebeu uma visita do próprio Senhor, que ainda estava em Maria, quase criança! “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (Lc 1,43).

Quando olhamos para essa cena, doméstica, humilde, numa localidade longínqua, recebemos a luz para entender as falas de Miqueias (5,1-4) e de Hebreus (10,5-10).

O profeta Miqueias, mostra a grandeza daquilo que é pequeno. Belém “pequenina entre mil povoados”(Mq 5,1), na realidade é a porta de entrada pela algo fenomenal; lá onde “ao seu tempo uma mãe dará a luz” (Mq 5,2) é a pequenina cidade que se converte no ponto de partida para a “majestade do nome do Senhor Deus”; de lá é que o Senhor fará com que os homens vivam em paz: “os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, e ele mesmo será a Paz.” (Mq 5,3-4)

Tudo isso, anunciado pelo profeta, terá inicionessa pequena cidade e poderá acontecer porque Maria-menina disse sim; e em consequência desse sim pôs-se a cainho para amparar a mãe do precursor. O pequeno lugarejo; a pequena Maria; as duas crianças, tão pequenas que ainda estão no aconchego do útero… tudo minúsculo para que Deus possa mostrar a grandeza que vem dos pequenos...como Davi enfrentando Golias, como a brisa conduzindo o veleiro… tudo par mostrar que Deus não age na ostentação, no luxo… Deus só se manifesta na simplicidade, como no arbusto que queimava, na frente de Moisés e não na montanha imponente…. E com isso nos mostra as opções do Senhor e como serão os passos do Senhor que nasceu pobre na manjedoura.

Aquela cena doméstica e familiar, também nos convida a ouvir o ensinamento de Hebreus (10,5-6). Nos ensina que Deus não se interessa pelos sacrifícios, pelos holocaustos, pelos gestos exteriores. O Senhor Deus quer saber daquilo que nove as ações; quer saber das intenções que produzem as atitudes.Não quer saber da lei que obriga às posturas exteriores… O que o Senhor deseja é o que se oferece com a vida e em defesa da vida. Por esse motivo é que o Cristo, que se manifestou na gruta de Belém, não nasceu num ritual de sacrifício, mas no mais profundo e sublime ato de humanidade: o gesto de uma mãe que dá à luz a um filho.

O supremo ato e gesto de vida é o gesto de gerar uma vida. Por isso, Cristo, ao entrar no mundo, o fez mediante uma mulher que o gerou e o fez nascer; por isso, Cristo, ao entrar no mundo, não o fez por meio do sacrifício, mas formando-se num corpo humano: dentro de Maria, a menina: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo” (Hb 10,5). E porque Maria-menina-mulher aceitou essa missão, na cena da visita foi reconhecida como bendita, pois conduzia um fruto bendito, no ventre!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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