sábado, 16 de abril de 2022

Sábado da Luz: Aquele que está vivo

(Reflexões baseadas em: Gênesis 1,1–2,2; Êxodo 14,15–15,1; Lucas 24,1-12)



A conclusão da Semana Santa ocorre num ambiente de Luz. E não podia ser diferente!

Depois de celebrar a completa entrega de Jesus, estamos celebrando as consequências ou o prêmio por tamanha doação: a Luz da Restauração da Vida.

A celebração da luz começa com o próprio ato criador, no livro do Gênesis (1,1–2,2), pois ao criar o céu e a terra, a primeira Palavra Criadora diz: “Faça-se a luz! E a luz se fez” (Gn 1,3).

Mas não só fez a luz, o Senhor, também entregou ao mundo algo que era bom, pois separava as trevas da luz. A luz, dom de Deus, é entregue para permitir ao ser humano construir coisas boas. Deus deu a luz como dom do Espírito iluminando as tomadas de decisões.

Mas também acompanhamos a Luz Protetora na cena do Êxodo (14,15–15,1), na caminhada para a Libertação.

A Páscoa dos Judeus se conclui com a travessia do Mar. Com a caminhada pelo deserto protegidos por uma nuvem que, para os hebreus era proteção e para os egípcios era assustadora.Posicionada entre os hebreus e seus perseguidores a nuvem divina tinha duas funções: “Para aqueles a nuvem era tenebrosa, para estes, iluminava a noite. Assim, durante a noite inteira, uns não puderam aproximar-se dos outros” (Ex 14,20).

Por meio dessa nuvem protetora o Senhor se posicionava em favor dos seus escolhidos. “O Senhor lançou um olhar, desde a coluna de fogo e da nuvem, sobre as tropas egípcias e as pôs em pânico” (Ex 14,24). Ou seja, a proteção divina se dá de forma luminosa. E, ao mesmo tempo, quando invocada pelo justo, a luz divina põe a perder as armadilhas dos maldosos, como o fez com os carros e soldados do Faraó. A luz divina “Livrou Israel da mão dos egípcios”. A luz do Senhor ao proteger seu povo alimentou a fé desse povo (Ex 14,30-31)

É assim a celebração da luz no sábado em que comemoramos a Ressurreição de Jesus: Deus dando seu Filho para redimir sua criação e mostrando o caminho da redenção por meio do ato da Ressurreição (Lucas 24,1-12).

As trevas cobriram o mundo quando as ações humanas proliferaram na geração da maldade. As nuvens tenebrosas afastaram as pessoas da prática do bem. As trevas estavam embaçando os olhos dos promotores do bem. As nuvens da maldade estavam se instalando entre as pessoas… e tudo isso estava afastando as pessoas do convívio divino. Toda a maldade humana estava afastando o ser humano de seu destino, que repousar no colo do Criador.

Por isso Jesus se fez Luz para todos. Para iluminar novos caminhos, Jesus recupera a vida e faz de sua vida Plena Luz para cada ser humano que o procura.

De dentro da escuridão do sepulcro, a Luz divina se reapresenta como plenitude de vida, re-entregando a vida ao autor da vida. E Jesus sai do túmulo não como um derrotado, mas como aquele que indica o caminho da vitória. O caminho da vitória da vida sobre a morte.

O caminho da vitória da vida começa a ser indicado com as mulheres chegando ao túmulo e o encontrando aberto.Elas “não encontraram o corpo do Senhor Jesus” (Lc 24,2-30. Não o encontraram porque ele estava vivo!

Em seguida elas viram a Luz divina na “roupa brilhante” dos dois homens que lhes comunicaram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou” (Lc 24, 4-6).

E a indicação do caminho da Luz prossegue na postura das mulheres. Mesmo com medo elas se fazem mensageiras da vida. Mesmo sabendo-se fracas, levam a mensagem de vida. Mesmo estando mergulhadas na dor, recordam o que ouviram e se fazem as primeiras a anunciar que a nova vida é possível. Tão possível que Jesus as precedeu. Tão possível que Jesus está mostrando o caminho: “Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus. Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros (Lc 24, 8-9).

O caminho da nova vida, o caminho da luz, o caminho da redenção é esse percorrido pelas mulheres assustadas: anunciar que a morte foi derrotada. Anunciar que Jesus venceu a morte. Anunciar que Jesus está vivo.

Jesus é aquele que está vivo e mostra o caminho da vida para a Luz.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sexta-feira, 15 de abril de 2022

Paixão do Senhor: Tomou nossas enfermidades e sofreu nossas dores

(Reflexões baseadas em: Isaías 52,13–53,12; Hebreus 4,14-16; 5,7-9; João 18,1-19,42)




Sabemos que a Semana Santa: a quinta, a sexta e o sábados perfazem o grande momento da vida de Jesus, no qual ele faz o coroamento de sua missão no mundo humano.

Por esse motivo, é claro que a Semana Santa é um tempo de recolhimento. É evidente que na Sexta Feira Santa somos convidados a intensificar o Jejum, a oração, a caridade… e todas as virtudes cristãs.

Pensando na concretização desse projeto foi que a Igreja assumiu a narrativa de Isaías (52,13–53,12), sobre o Servo Sofredor. E a Igreja faz isso justamente para mostrar que, se Jesus “entregou seu corpo à morte” não foi por ter fracassado em sua missão. Pelo contrário, ao fazer isso “ele, na verdade, resgatava o pecado de todos e intercedia em favor dos pecadores” (Is 53,12).

E, podemos dizer, Jesus é identificado com o Servo Sofredor não porque sofreu todas as humilhações e dores e castigos e foi abandonado pelos discípulos…. Claro que tudo isso produziu dores e ele sofreu por causa delas. Entretanto o Servo do Senhor é sofredor, antes disso, porque viu seu povo se afastando do Pai. É sofredor porque sofreu sabendo que as pessoas tinham tudo para viver em um mundo de paz, alegria e justiça… mas afastaram-se desse projeto e, ao se engajarem num projeto de morte, começaram a matar a santidade, ameaçaram a paz, destruíram a justiça, implantaram o pecado… e tudo isso faz o Servo sofrer.

Então o sofrimento do Servo, tem um significado. Ele sofreu porque “tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores”. O Servo sofreu “por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura” (Is 53,4-5).

Assim sendo, se para nos resgatar, esse foi o preço pago pelo Servo Sofredor torturado pelos poderosos de seu tempo e na cruz, cabe a nós a postura de quem aceita essa redenção. Mas não um aceitar com palavras e orações vazias. Não com a ostentação da opulência e da riqueza. Não com a busca de privilégios e troca de favores, como é comum no jogo político, como narra João (18,1–19,42), na cena da condenação de Jesus.

Cena na qual Jesus foi condenado não por ser culpado de algo, mas por conta dos interesses políticos de seus acusadores: “Pilatos procurava soltar Jesus. Mas os judeus gritavam: 'Se soltas este homem, não és amigo de César. Todo aquele que se faz rei, declara-se contra César'. Ouvindo estas palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado 'Pavimento', em hebraico 'Gábata'. Era o dia da preparação da Páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus: 'Eis o vosso rei!' Eles, porém, gritavam: 'Fora! Fora! Crucifica-o!' Pilatos disse: 'Hei de crucificar o vosso rei?' Os sumos sacerdotes responderam:'Não temos outro rei senão César'. Então Pilatos entregou Jesus para ser crucificado, e eles o levaram.” (Jo 19, 12-16).

Olhando para tudo isso, para os jogos de interesses em nossa sociedade e para o desejo de Deus em nos purificar, cabe a nós corresponder sendo parceiros do Servo Ressuscitado na construção do mundo novo onde impera não não a maldade e exclusão mas a partilha solidária. Não os privilégios dos poderosos, mas justiça dos preferidos de Deus. Não os interesses dos torturadores que provocaram as dores do Servo Sofredor, mas a paz de quem sabe em quem confiar.

Isso porque, para nós, Jesus não é só o Servo Sofredor, mas é também o único mediador (Hebreus 4,14-16; 5,7-9) entre nosso mudo de maldades e o Reino definitivo. Esse mediador, que também nos representa é o próprio Filho que conheceu as dores humanas ao ser torturado. E por tê-las conhecido, as redimiu.

Isso nos diz a carta aos Hebreus: “Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado” ( Hb 4,14-15).

Jesus, o Servo de Deus, continua sendo vítima dos torturadores atuais. Mas de uma vez por todas e definitivamente “tomou nossas dores” e assim “a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura” (Is 53,5). Resta saber se vamos colaborar na obra da redenção e se estamos merecendo essa redenção mediante nossa e colaborando com a obra da salvação.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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terça-feira, 12 de abril de 2022

Lava Pés - Se eu não te lavar

(Reflexões baseadas em: Êxodo 12,1-8.11-14; 1 Coríntios 11,23-26; João 13,1-15)




A Semana Santa nos convida a diferentes reflexões. Uma delas pode ser feita a partir da celebração da Quinta Feira Santa: o “Lava Pés” (João 13,1-15).

Todos os anos revivemos os passos de Jesus, nos últimos dias de sua caminhada terrena. E também os últimos momentos, a partir do “Lava Pés”, na Quinta Feira Santa, quando Jesus surpreende os presentes, mais uma vez fazendo aquilo que ninguém esperava.

O“Lava Pés” é o momento no qual Jesus dá mais uma amostra de sua humanidade e de sua paixão pelas pessoas. E demonstra isso no gesto de lavar os pés dos discípulos. Algo completamente diferente da função do Mestre. Um gesto que o Mestre executa, justamente para ensinar mais uma lição! A lição de servir: Deus que se fez homem para ensinar o ser humano a servir aos semelhantes!

O gesto de Jesus também pode ser entendido como um sinal de escolha. Ao escolher os doze apóstolos, lhes confere uma missão. E o gesto de lavar os pés reforça o significado dessa missão: o discípulo é escolhido não para o privilégio, mas para o serviço. Aquele que se faz chamar cristão, mas que não se coloca a serviço, que não se faz promotor do bem… não entendeu a mensagem do Senhor! E, portanto, não se fez discípulo!!!

O simbolo da escolha, da eleição e do compromisso não se manifesta apenas no gesto de Jesus. Também aparece na cena do livro do Êxodo (12,1-8.11-14), na qual o Senhor orienta Moisés: os hebreus devem colocar um sinal diferenciador no portal de suas casas.

Para o povo eleito, a celebração da Páscoa não foi só a preparação para a travessia do deserto; nem só um projeto de libertação. Foi, antes disso, o gesto do sacrifício do cordeiro e aspersão dos portais com seu sangue: e isso foi a concretização da Aliança, a demonstração da eleição. A redenção dos sofrimentos e a libertação da escravidão tiveram um sinal distintivo: o portal assinalado. O sangue do cordeiro foi sinal de preservação de vida, na Antiga Aliança.

Em Jesus, novo cordeiro, o sangue é sinal de uma Nova Aliança. O novo povo escolhido, agora é marcado com o sinal da predileção divina: o sangue do Novo Cordeiro. Um Cordeiro que não foi apanhado entre outros tantos, dentro de um cercado, mas é aquele que se oferece voluntariamente. E isso quem nos explica é Paulo escrevendo à comunidade de Corinto (1 Cor 11,23-26).

O apóstolo afirma que está transmitindo o que recebeu dos companheiros de Jesus e do próprio Senhor que lhe aparece na caminhada. O apóstolo faz a memória do gesto de doação: “O Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória'. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: 'Este cálice é a nova aliança, em meu sangue.” (1 Cor 11,23-25).A Memória e a Aliança são concretizadas no pão e vinho, corpo e sangue oferecidos.

A diferença é que agora não é um sacerdote que executa o sacrifício do Cordeiro, mas e o próprio Cordeio que se oferece: sacrifica-se, por aqueles a quem escolheu.

Sua oferenda, que consiste em lavar a maldade das pessoas com seu sangue revitalizante, começa com o gesto de lavar os pés dos discípulos.Lavar os pés dos discípulos, que é uma lição de serviço, demonstra que o mestre não é aquele que se põe acima, mas o que serve, por isso está aos pés. Não é quem recebe os aplausos, mas quem convida para a doação. Não é quem oferece poder, mas quem pode redefinir e dar nova direção à vida das pessoas.

Mas as pessoas nem sempre percebem isso;nem sempre entendem o significado do gesto. Como o fez Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” (Jo 13,8). Por isso o argumento de Jesus, referindo-se não só ao “lavar” com as águas da bacia, mas o banho com seu sangue. Ou seja, o “lavar os pés” é uma preparação para lavar a vida, com o sangue redentor. Daí a profundidade do argumento de Jesus: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo” (Jo 13,8). ou seja: agora lavo teus pés, na cruz lavo tua vida!

O fato é que Jesus, realizou o gesto de lavar os pés e a vida de todos. Resta saber: com nossos gestos e nossa vida estamos nos deixando lavar ou estamos recusando o banho salvador?Estamos aceitando o banho salvador ou nos sujando e sujando o mundo? Resta saber se aprendemos a lição do serviço, realizado cotidianamente em favor daqueles que estão ao nosso redor. Resta saber se estamos ouvindo o argumento de Jesus: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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quarta-feira, 6 de abril de 2022

Ramos – Tornou-se igual aos homens

(Reflexões baseadas em: Isaías 50,4-7; Filipenses 2,6-11; Lucas 22,14-23,56)




A celebração do domingo de Ramos chama nossa atenção para a condição humana de Jesus. E quem nos informa isso é Paulo na carta aos Filipenses (2,6-11). E, ao mesmo tempo, o Profeta Isaías (50,4-7) mostra alguns aspectos da humanidade desse rapaz, tão diferente e, ao mesmo tempo, tão igual a todas as pessoas. Não esquecendo que o próprio Jesus (Lucas 22,14-23,56) demonstra sua humanidade ao se oferecer na partilha do pão e do vinho, na ceia.

Esse rapaz, o jovem de Nazaré, o Galileu, o Filho do Carpinteiro, o Filho de Maria, esposa de José… esse rapaz saiu por aí… e falava e curava e ensinava e anunciava a proximidade do Reino e dizia que todos são chamados para esse Reino e que para entrar no Reino tem que seguir seus passos… numa opção definitiva: promover a transformação das condições e relações entre as pessoas, fazendo com que estas relações passem a ser fundamentadas no amor, realizadas com amor, movidas pelo amor… amorizando tudo!

Esse rapaz dizia que seus seguidores deveriam agir, continuando a realizar suas obras: falar das coisas divinas que estão entre os serem humanos; curar as dores do corpo e da alma; ensinar os caminhos que conduzem ao Pai; anunciar a proximidade do Reino e, como ele, se preciso dar a vida para que o Reino de Amor se instale…

E aqueles que se fizeram chamar Cristãos, ao longo dos últimos vinte séculos, vêm tentando cumprir esse preceito; vêm tentando vivenciar esse ensinamento.

Nestas alturas alguém pode perguntar: Que tem isso a ver com o domingo de Ramos?

Antes de responder, e para começar a responder, é bom lembrar que esse rapaz foi chamado de louco, por causa de suas ideias. Foi perseguido por causa de suas pregações. Foi preso por causa de suas afirmações e foi condenado por causa de seus ensinamentos. Mesmo assim muita gente o seguiu. Muitos acreditaram. E, ao longo destes últimos vinte séculos, muita gente trilhou seus passos e deu a vida por suas ideias.

Por isso é que tudo tem a ver. E tem a ver justamente com a proposta de Jesus.

Só que nem todos entenderam a proposta. E os que não a entenderam o receberam festivamente, quando entrou em Jerusalém. E, por não terem entendido sua proposta, festejaram como Mestre, quando ele ensinou o caminho para ser discípulo: “O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo.” (Is 50,4). Somete quem se faz discípulo aprende a usar o dom da palavra (língua) para dizer boas palavras! Mas quem não o entende cria uma fé de aparências e de luxo.

Não é essa a proposta de Jesus e nisso está sua humanidade. Mesmo sendo Deus, fez-se homem; sofreu como homem. Por esse motivo compadeceu-se do ser humano. Por ser um Deus amoroso, fez-se homem para mostrar ao ser humano os caminhos da superação. Com essa perspectiva é que entendemos seu sofrimento salvador.

Diz o apóstolo Paulo: Jesus abriu mão da sua condição divina “tornando-se igual aos homens” (Fl 2,7). E como um homem, Jesus aceitou a humilhação da morte na cruz. Como ser humano, naturalmente morreria, mas ele deu novo sentido à morte: sua morte não foi ao fim de uma vida tranquila depois de ter feito o bem. Pelo contrário: no auge da vida ele a ofereceu em favor de todos. E foi essa oferta que o Pai levou em consideração. Por causa dessa morte, resultado de sua doação em favor de todos, foi que “Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome” (Fl 2,9).

Outra amostra de sua humanidade, Jesus a apresenta em sua despedida. Confessa que desejou comer a ceia com os discípulos, e sabe que vai sofrer. Sabe que essa é uma despedida. Mas também sabe que esse é o caminho para o Reino, para uma Ceia eterna, na Páscoa definitiva (Lc 22,15-16). E nisso aparece mais um gesto humano, na ação de Jesus: deixar uma lembrança no abraço de despedida. Foi o que fez!

Na partilha do pão e do vinho, recebidos da graça divina, criou um novo sentido para o pão, para o vinho e para a própria partilha: o vinho passa a ser sangue, o pão torna-se corpo e a partilha é o próprio gesto de se doar. Ao entregar o cálice, disse para reparti-lo como “a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós”. O mesmo fez ao partir o pão. Entregou-o como seu corpo: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós” (Lc 22,17-20).

É o gesto de quem parte mas quer permanecer. E, para permanecer, fez-se pão e vinho. Tudo isso porque, mesmo sendo de condição divina, tornou-se igual aos homens!

Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sexta-feira, 1 de abril de 2022

Quaresma 5 – Isto diz o senhor

(Reflexões baseadas em: Isaías 43,16-21; Filipenses 3,8-14; João 8,1-11)




Por que Jesus não deu atenção aos acusadores da mulher adúltera (João 8,1-11) e continuou escrevendo no chão, mesmo quando eles pretendiam apedrejá-la, segundo a lei de Moisés?

O que Jesus escrevia no chão, enquanto os acusadores esbravejavam contra a vida da mulher?

Qual é a atitude de Jesus diante dos pecadores e como ele responde aos que tentam condená-los? Por que Jesus age dessa forma?

Essas são algumas das indagações que podemos nos fazer, se quisermos desenvolver uma fé esclarecida; se quisermos aderir de corpo e alma à proposta de Jesus.

Ea resposta às indagações nos são oferecidas pelo próprio Senhor, ao se dirigir à mulher prostrada à sua frente. Primeiro ele se dirige à mulher, indagando sobre os acusadores: “Ninguém te condenou?” E ela, certamente tremendo de medo: “Ninguém, Senhor”. Nessa hora é que Jesus explica o motivo de sua postura: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais” (Jo 8,10-11)

Condenar a mulher pecadora, não é o objetivo de Jesus. Deus não criou este mundo maravilhoso, pondo nele o ser humano como o ponto mais alto da criação, para condená-lo. Não é para a condenação que o ser humano existe, mas sim para a adesão a Deus, para o seguimento de Jesus Cristo.

Por isso Jesus diz: “Não te condeno”. E Ele diz mais: “Não peques mais!”

Quer dizer: Deus oferece o perdão a todo aquele que se percebe caindo pelas fraquezas humanas. Mais ainda: Ele deu a vida para nos livrar do pecado.Por isso, ao dizer “não peques mais” disse também: Eu te perdoo. Afaste-se daquilo que pode te lavar a morte. Fique comigo para ter vida.

O apedrejamento seria a morte. Ao evitar que a mulher fosse apedrejada, Jesus lhe oferece nova vida. Mas, para isso: “Não peques mais”. Quer dizer, mude de vida! A vida envolvida no pecado leva à morte, não do corpo, mas da vida eterna. Só o seguimento de Jesus nos mantém no caminho da vida.

Isso nos ajuda a entender o que afirma Isaías (43,16-21), ao exaltar os feitos de Deus para com seu povo.

Efaz isso para exaltar a libertação do povo que estava em situação de opressão e de morte; para conduzi-lo em direção à vida. Para que esse povo tenha vida, diz o profeta, oferecendo sua voz ao Salvador: “Fiz brotar água no deserto e rios na terra seca para dar de beber a meu povo, a meus escolhidos. Este povo, eu o criei para mim e ele cantará meus louvores” (Is 43,20-21).

Aqueles que caminham para a vida plena cantam os louvores de Deus pois sabem que receberam a vida como dom de Deus.

Em nome dessa vida e direcionando-se para essa meta, prometida por Jesus, é que o apóstolo Paulo faz sua aposta (Filipenses 3,8-14).

Notemos a radicalidade de sua aposta: Tudo é um nada diante da proposta e promessa do Senhor: “Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo”. A aparente perda de tudo, significa um ganho supremo, pois isso implica fazer a aposta “para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele” (Fl 3,8).

Então voltemos à nossa indagação inicial:Por que Jesus não deu atenção aos acusadores da mulher adúltera e continuou escrevendo no chão? O que escrevia?

Sabemos que Jesus não quer a condenação e morte, mas a contrição e a vida. Talvez por isso é que, passou a escrever na areia alguns sinais de vida ao invés de confrontar os acusadores que desejam a morte. Talvez tenha escrito que mais grave que um erro carnal é a traição em relação à vida, um dom de Deus. Talvez os acusadores, querendo matar a mulher, não tivessem percebido que, eles sim, estavam traindo o preceito divino de preservar a vida. Talvez a partir de seu pecado de acusar, condenar e querer executar a mulher, não estivessem percebendo que se deve condenar o erro e o pecado, mas é necessário oferecer condições de perdão e recuperação ao pecador.

“Isto diz o Senhor”, fala Isaías. E Jesus repete: “Não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais.”




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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quinta-feira, 31 de março de 2022

Rondônia: Os primeiros passos da colonização

1- Pouco sabemos

Pouco sabemos a respeito das primeiras eras do planeta, em relação a amazônia. Mas a formação da região acompanhou os ciclos de formação de outras regiões da terra. Dessa forma podemos dizer que a região amazônica existe desde as origens do planeta, mas a presença do ser humano pode ser confirmada desde aproximadamente 11.000 anos.

Os pesquisadores falam de povos ancestrais que viveram e desapareceram deixando apenas seus vestígios e a indagação a respeito do que lhes teria acontecido, de onde vieram e qual seu destino. Também é incerta a origem das atuais nações indígenas que ainda sobrevivem na amazônia.

Sabemos que esses povos viviam da coleta e da caça, mas não podemos dizer quais deles eram mais desenvolvidos nem os que já haviam atingido o estágio sedentário. O que os pesquisadores nos informam é que pela amazônia eles deixaram seus sinais em antigas construções e nos sambaquis.

Um pouco mais próximo de nós estão os atuais povos. Aqueles que aprendemos a chamar de índios. Também não sabemos sua origem, mas representam outro grupo de ocupantes da América e, consequentemente, da amazônia pré-colombiana.

Se por um lado a presença dos povos ancestrais é indefinida, por outro lado a presença do homem branco europeu é mais facilmente localizada no tempo. Embora existam indícios de que os Vikings podem ter passado pela América, os registros históricos nos indicam que as primeiras expedições de europeus pela amazônia podem ser situadas a partir do século XVI. O primeiro europeu, a mando da Espanha, desceu dos Andes seguindo o curso do rio Amazonas até chegar ao Atlântico, em 1542. Seu nome Francisco Orellana.

Da parte dos portugueses, a aventura coube a Raposo Tavares. Saiu de São Paulo, em 1648 com mais de mil acompanhantes: colonos, carregadores e índios escravizados. Em seu trajeto usou os rios Tietê, Paraguai, Grande, Guaporé, Madeira e Amazonas.

Pelo seu trajeto sabemos que passou pela região que futuramente seria Rondônia e seguiu pelos rios Madeira e Amazonas até o litoral atlântico. Retornou a São Paulo pelo litoral atlântico, em 1651. Nesses três anos de expedição, dos mais de mil integrantes da expedição, retornaram 59 brancos e alguns índios.





2- Os caminhos para a amazônia

Os caminhos para a amazônia está ornado pelas lendas que moveram o interesse pela região.

Inicialmente e a partir das primeiras expedições de europeus, cresceu a ideia de que na imensidão da floresta existiam tesouros inimagináveis, mas sonhados. Falou-se das ricas terras guerreiras Amazonas, tão cobiçadas e descritas como belas, mas nunca vistas ou encontradas.

Também se falava de um país rico, o Eldorado. Local onde era possível tomar banho em lagos de ouro em pó. O que, também, nunca foi encontrado, mas, nem por isso, deixou de alimentar os sonhos e as ambições dos exploradores.

Tanto isso é verdade que os espanhóis aventuraram-se pelos rios da região. Não queriam colonizar e habitar, mas apenas explorar e saquear as tão sonhadas riquezas minerais. Não as encontrando, nem as sonhadas florestas de canela, dedicaram-se à escravização de índios. Todas as incursões espanholas, se deram mediante exploração fluvial, facilitada pela navegabilidade dos grandes rios. Mas estes e concentraram nas proximidades dos Andes, que era sua região por direito, assegurado me Tordesilhas em 1494.

Pelo lado português a aventura amazônica se dá quando avançam para além da divisa de Tordesilhas. Inicialmente apenas como aventureiros e exploradores em busca de coisas de valor.

No ano de 1616 os portugueses erguem o Forte do Presépio, dando origem à cidade de Belém. Passados 21 anos (1637) Pedro Teixeira explora a região em busca das drogas do sertão e riqueza minerais. Navega pelos rios amazônicos e na bacia do Madeira explora a salsaparrilha, cravo, copaíba e baunilha. Mas não achou nem ouro nem prata.

Também a partir do sul, da atual região de São Paulo, os bandeirantes se embrenharam na busca de mão de obra escrava. Esses bandeirantes acharam ouro. O chamado ouro de aluvião, nas margens dos rios. Com essas incursões forma-se o arraial do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Também avançando para além dos limites da linha de Tordesilhas.

Essa região foi chamada de Mato Grosso porque a vegetação era diferente daquelas campinas da chapada dos Parecis. Na chapada a vegetação é de cerrado e nesse interior Mato-Grossense a floresta era densa e com grandes árvores. Área de transição do cerrado e o mundo amazônico.

Entretanto, ao longo de todo o século XVII tanto portugueses como os espanhóis não haviam assegurado a efetiva ocupação da amazônia nem de Rondônia. Os motivos: a dificuldade em sobreviver aos desafios da floresta; e inexistência de minerais e pedras preciosas; a indefinição da fronteira; a valentia dos índios…

O domínio português só se efetivou a partir de meados do século XVIII, a partir do tratado de Madri, em 1750.



3- Para ser o que é

Para ser o que é hoje, o Brasil foi sendo construído por conquistadores e por acordos entre Portugal e Espanha.

Entre os anos de 1580 e 1640 Portugal e Espanha estiveram unidos sob um só governo. Esse período é denominado de União Ibérica. Isso ocorreu porque o rei português havia morrido e o rei espanhol, parente do falecido, assumiu o trono. assim as duas nações passaram a ser uma só.

Nas colonias americanos isso representou a solução de um problema. Onde começava e onde terminava o território de cada nação? Agora tudo sob o mesmo rei, não havia motivos para respeitar o antigo tratado de Tordesilhas, de 1494.

Aconteceu que, em 1640, os portugueses recuperam a autonomia. Termina a união. Invocaram-se, novamente, as antigas divisas. Entretanto e na prática da colonização, colonos de ambas as nações haviam avançado. E contestaram a iniciativa pois havia muitos colonos, de ambos os lados, ocupando áreas além dos limites de Tordesilhas. Na prática dos colonos esse tratado fora anulado.

Por esse motivo as duas nações se propuseram fazer um novo acordo. Este, agora, assinado em Madri, no ano de 1750. Ficou conhecido como Tratado de Madri. É que se costuma denominar o tratado com o nome da cidade onde é assinado.

Graças a esse acordo as duas nações evitaram uma guerra na Europa. Mas isso não eliminou os conflitos entre os colonos. Como ambos os lados haviam avançado, retroceder seria perder os investimentos e benfeitorias já realizadas. E os atritos se deram. De forma mais intensa no sul e de forma menos agressiva na amazônia.

Mas é fato que, também no norte, na grande amazônia, havia muitos ocupantes das duas nações hostilizando-se mutuamente. E os riscos de invasão era constante. Por essa razão ao longo de toda a fronteira norte do Brasil foram erguidos vários fortes. A presença militar era a forma de assegurar o domínio.

Entre esses fortes foi edificado um nas margens do rio Guaporé: o Forte Príncipe da Beira. Sua função era evitar uma possível invasão espanhola, assegurar o domínio português e dar suporte aos aventureiros que desejassem colonizar o universo verde da amazônia que no século XX seria Rondônia.

Com base no Tratado de Madri, Portugal cedia à Espanha a Colônia de Sacramento, atual Uruguai. E o governo espanhol entregava a Portugal a região dos Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul.

O tratado foi assinado com base no “uti possidetis, ita possideatis”, um antigo princípio do direito romano e significa que quem ocupa um território é seu proprietário. Alguns colonos e muitos missionários portugueses haviam se estabelecido nas proximidades do rio Amazonas e seus afluentes. Os portugueses invocavam isso para assegurar seu direito sobre a amazônia.





4- A Divisa Oeste

A divisa oeste, do Brasil, precisou ser defendida, no processo de interiorização das colônias. Nasceu, assim, uma cadeia de fortificações ao longo da fronteira oeste do Brasil.

Os fortes, inicialmente foram erguidos no litoral, para defender a colonia contra franceses e holandeses. Quando a ocupação avançou para o interior foi que surgiram outras necessidades

Devemos notar, entretanto, que a instalação dessas fortificações são tardias em relação à colonização do litoral, que ocorreu desde o início, após o descobrimento. A ocupação oeste se deu a partir do século XVII, quando os portugueses se decidiram enfrentar e expulsar os invasores: franceses, ingleses e holandeses.

Só a título de exemplo podemos mencionar que em 1669 foi instalado o forte São José do Rio Negro para conter a circulação e navegação espanhola. E os fortes Paru e Macapá, instalados em 1685 tinham a função de impedir a presença francesa na região. Entretanto, um dos mais antigos é o forte do Presépio, fundado em 1616, o qual deu origem à cidade de Belém.

No processo de ocupação da amazônia os fortes também ganharam a função de ponto de apoio para os colonos. Além disso, a partir do fim da União Ibérica, quando os colonos buscavam apoio para efetivar a ocupação da região, os fortes passaram a representar a força portuguesa na região. E após a assinatura do Tratado de Madri asseguraram a presença portuguesa na amazônia e, com isso, garantiram a posse lusitana.

Da mesma forma que as fortificações, as missões religiosas também representaram a marca do homem branco na região. Os principais grupos missionários foram os carmelitas, instalados em 1627 e os Jesuítas que chegaram em 1636. Evidentemente, além destas, várias outras ordens religiosas vieram para a região, mas pode-se dar um crédito a mais às missões dos Jesuítas visto que em 1720, das 63 missões na região, 19 estavam só o comando da Companhia de Jesus.

Com o objetivo de catequizar os índios, apresentando-lhes a proposta do cristianismo, os missionários instalavam as missões que consistiam, basicamente, em uma moradia para os missionários, uma igreja e uma escola. Essa estrutura podia ser ampliada na medida em que se obtinha sucesso na missão.

Deve-se ainda registrar que as missões também serviram como ponto de apoio aos colonos, exploradores e coletores das drogas do sertão. E, sem sobra de dúvidas foram estes personagens que efetivaram a expansão territorial da colonia que virou Brasil.

Emfim, podemos dizer que os fortes e as missões desempenharam importante papel não só na definição da fronteira oeste como também foram fundamentais para ajudar a fixação do colono ao mesmo tempo que repeliam os ataques estrangeiros.

O fato é que a amazônia, e neste caso, Rondônia, só foi incorporada ao Brasil porque missionários e colonos resolveram ultrapassar as divisas...

Neri de Paula Carneiro
Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador
Rolim de Moura - RO

sexta-feira, 25 de março de 2022

Quaresma 4 – Vou voltar para meu pai

(Reflexões baseadas em: Josué 5,9-12; 2Coríntios 5,17-21; Lucas 15,1-3.11-32)




Você já se deu conta de que todos os dias temos possibilidades de nos tornarmos uma nova pessoa? Nos lançarmos em novos projetos? Vivermos uma nova vida?

Isso é o que o apóstolo Paulo está propondo aos cristãos da comunidade de Corinto (2Coríntios 5,17-21): assumir a novidade que é a vida nova em Cristo. Também é isso que Josué (Josué 5,9-12) ouve de Deus: o fim de uma situação de sofrimento, ou seja, a proposta de dar um novo rumo para a história, o início de uma nova história...

E, principalmente, é o que Jesus nos apresenta, por meio das palavras de Lucas (Lucas 15,1-3.11-32) com a parábola do filho que retorna à casa do pai.

Os companheiros de marcha, que andavam com Josué,recebem o comunicado: a partir de agora teriam como alimento não mais o “maná”, o alimento do céu, mas “os produtos da terra” (Js 5,11-12). A terra da qual estavam tomando posse. Essa transição, deixando de ser andarilhos do deserto para se tornarem produtores foi sua proposta para redirecionar a vida. A vida de sofrimentos, passaria a ser uma vida de fartura.

Notemos, entretanto, que não se trata apenas de um presente divino. Trata-se de colher o alimento, que é “fruto da terra”.Para isso, entretanto, existe todo um processo de trabalho, pois se tem colheita, sem ter antes, o plantio, o preparo da terra, o preparo da semente… O alimento, dom de Deus, portanto, não se apresenta espontaneamente. Depende do trabalho, do esforço, da dedicação. Não é resultado de um ato isolado, milagroso, mas de um conjunto de atividades que sintetizamos na palavra trabalho.

Isso implica dizer que existe uma nova vida; que é possível mudar de vida, que é possível reconstruir a vida… mas, com certeza essa vida ou situação melhor não nasce espontaneamente, mas nasce como fruto de trabalho. Como resultado de dedicação!

Mas não é só isso. Ao se colher os “frutos da terra”, resultado do esforço e do trabalho de alguém, é necessário o gesto da gratidão. Josué e seus companheiros fizeram isso: celebraram a páscoa (Js 5,10); celebraram a saída de uma situação de sofrimento e a passagem para uma nova vida.

Qual é a fonte para essa vida nova? Paulo responde: “Se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. E tudo vem de Deus, que, por Cristo nos reconciliou” (2Cor 5,17-18). A fonte da nova vida é o próprio Cristo vivo.

Coroando essa proposta,Lucas nos apresenta Jesus contando a parábola dos dois filhos. O mais novo querendo uma nova vida, pediu a partilha dos bens. Foi para a vida nova que desejava e nela perdeu tudo. Sua nova vida, em vez de alegrias, virou tragédia. Decidiu-se por trilhar novo caminho, buscando outra vida. Decidiu voltar para junto do pai que o acolhe de braços abertos.

Sua aventura o trouxe de volta ao lar. Voltou para o lugar de onde havia partido, e aí encontrou a realização. A acolhida do pai, o retorno ao que havia deixado, a volta às origens… essa foi sua nova vida, seu novo começo: o retorno ao que havia abandonado!

Por sua vez, ali ao lado do pai, vivera sempre o irmão mais velho. Nunca abandonara o pai. Sempre teve tudo ao lado do pai. Mas nunca havia percebido esse convívio como algo bom e desejável…; seu cotidiano, ao lado do pai, não o estava deixando ver a riqueza em seu cotidiano. E, ao ver o pai recebendo o irmão aventureiro, sentiu-se humilhado, excluído, abandonado, desprestigiado… Tanto se ressentiu com a festa ao irmão aventureiro que nem quis entrar para comemorar o retorno do irmão. Ele “ficou com raiva e não queria entrar” (Lc 15,28). Foi necessário o pai vir ao seu encontro para mostrar que a felicidade, a vida nova, aquilo que realmente importa, estava ali, ao alcance da mão. A vida nova e feliz estava ali, junto ao pai e isso o irmão mais velho sempre tivera…

Cabe nos perguntarmos, e espero que você me ajude em busca da resposta: quem é o “filho pródigo”: o irmão mais novo que aprontou todas e voltou arrependido para o pai ou o irmão mais velho, magoado com a acolhida do irmão que retornava, não se dava conta do valor do convívio com o pai?

A felicidade de uma vida nova, que o irmão procurou, não estava longe, noutro país,num mudo de aventuras; sempre esteve ali, onde estava o irmão mais velho, trabalhador dedicado. Ambos os irmãos não haviam se dado conta disso. Um foi buscar longo; o outro não se dera conta do valor… Como, então, redimensionar a vida? O que fazer para perceber e usufruir do valor daquilo que está ao nosso redor…?

Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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quinta-feira, 17 de março de 2022

Quaresma 3 – Eu ouvi, eu vi, eu desci

(Reflexões baseadas em: Êxodo 3,1-15; 1 Coríntios 10,1-12; Lucas 13,1-9)




Talvez como resposta a quem pergunta o porquê do engajamento social daqueles que tentam vivenciar sua fé.Talvez uma possibilidade de superar uma religião vazia por uma fé engajada. Talvez como luz para assumir uma postura e um direcionamento: seguir os passos do Senhor da História. Talvez como um dos fundamentos para a Doutrina Social da Igreja...

Poucas vezes, na Bíblia, Deusse manifesta com tanta intensidade, como no livro do Êxodo, particularmente em 3,1-15. E o Senhor da História faz isso de forma definitiva, pois não só se manifesta, dando-se a conhecer: “Eu sou o Deus de teus pais” (Ex 3,6) como também se apresenta como o Deus que toma a defesa dos injustiçados: “E o Senhor lhe disse: 'Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza de seus opressores. Sim, conheço os seus sofrimentos. Desci para libertá-los” (Ex 3,7-8). Mas, ao mesmo tempo, estamos diante de um Deus que não age sozinho nem faz aquilo que as pessoas podem fazer: “E agora, vai! Eu te envio para libertar meu povo” (Ex 3,10).

Deus dá o suporte, mas a força e a coragem para a ação sócio-política é nossa!

Trata-se de um Deus que se manifesta na história do povo, em favor do povo, para alimentar a esperança e a ação desse povo!E faz isso porque não suporta ver as dores dos menos favorecidos e excluídos que clamam por seu amparo!

Poucas vezes o apóstolo Paulo deixa tão clara as consequências dos atos dos cristãos como aqui ao se dirigir à comunidade de Corinto (1Cor 10,1-12). E o apóstolo também se vale da história para explicar: “Os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar” (1Cor 10,1), na caminhada da libertação. Qual a consequência disso? Paulo o demonstra: Os pais comeram e beberam os dons espirituais, mas seus atos desagradaram ao Senhor e, por esse motivo, “morreram e ficaram no deserto” (1Cor 10,5).

Note-se que não se trata da morte do corpo físico que é feito, naturalmente, para o fim. A morte de que fala o apóstolo é aquela pela qual a pessoa fica afastada de Deus. A vida é o convívio com a divindade e a morte o distanciamento. Ficar no deserto corresponde ao abandono, ao distanciamento definitivo. O deserto é a ausência de vida e a vida é Deus!

Como, então evitar essa morte?

Agir e fazer o que é certo! Fazer o bem! Diz o apóstolo: aquilo que aconteceu com os pais corresponde a modelos a serem evitados. “Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas más, como fizeram aqueles no deserto” (1 Cor 10,6). Com isso querendo dizer: o que conta, que o interessa, o que dá a vida e tira do deserto da morte não são as aparências, mas os frutos.

Poucas vezes, também Jesus, apresentou um ensinamento tão radical como este que nos oferece no evangelho escrito por Lucas (Lc 13,1-9).Também o Mestre ensina: a morte não ocorre porque alguém é mais pecador que outro. Se assim fosse alguns morreriam e outros permaneceriam vivos em seus corpos

Não! A morte, o deserto, a absoluta distância do convívio divino resulta de nossas opções. Ao pecado Deus dá o perdão, desde que haja arrependimento. O afastamento de Deus ocorre por conta das opções pessoais e porque as pessoas não se convertem. É disso que Lucas fala ao apresentar o ensinamento do mestre: “se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lc 13,3.5).

Por isso a importância dos frutos, conforme a parábola de Jesus. A figueira foi plantada para dar frutos. Mas depois de três anos, nada produziu. Daí sua decisão: cortar a figueira improdutiva (Lc 13,7). Entretanto alguém intervém. Alguém se propõe a oferecer ajuda, na forma de adubo. Alguém oferece mais uma oportunidade, uma última chance depois da qual haverá muitos frutos… ou o deserto, a morte, o vazio… Não a morte do corpo, que é algo natural… mas o vazio da ausência de Deus. “Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás” (Lc 13,8-9).

Portanto, não se dissociam: a preocupação e a ação social da postura orante; a postura orante é aquilo que leva à ação social. E o exemplo vem do próprio Senhor da História que, ao se manifestar a Moisés, lhe assegura: eu ouvi, eu vi, eu desci para libertar meu povo. Por esse motivo, diz o Senhor: Eu, o Senhor, estou te enviando. Como a dizer: eu faço a ação sócio-política, mas eu a realizo por meio da tua ação. É a ti que eu envio: vai e liberta meu povo!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sexta-feira, 11 de março de 2022

Quaresma 2 - Somos cidadãos do céu

(Reflexões baseadas em: Gênesis 15,5-12.17-18; Filipenses 3,17 -4,1; Lucas 9,28b-36)




Notemos como são belas as palavras de Paulo (Fl 3,17-4,1), dirigindo-se à comunidade dos filipenses. Para eles o apóstolo explica em que consiste a identidade dos seguidores de Jesus. Da mesma forma que, no livro do Gênesis, nos enche de esperança a promessa que Deus faz a Abraão (Gn 15,5-12.17-18), dizendo-lhe que não lhe faltará terra e descendência.

O caminho para realização da promessa divina e para assumir a identidade cristã nos levam ao momento em que Jesus se dá a conhecer em sua face divina (Lucas 9,28b-36). Podemos notar que, não só Jesus se apresenta, como também o Pai se manifesta apresentando seu enviado: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!” (Lc 9,35).

Eescutar Jesus não é só ouvir suas palavras, mas também, acompanhar seus atos, pois eles dizem muito de seu Projeto de Salvação.

Em seu cotidiano, pregando, curando, consolando a todos que se aproximaram dele, Jesus se comporta como as demais pessoas: como e bebe, diverte-se e circula por entre as demais pessoas e inserido em sua comunidade.

Mas emseus momentos de oração, na intimidade com o Pai, manifestava-se como realmente é: o Deus Filho. E neste trecho que estamos analisando Jesus se manifesta plenamente em sua divindade; na plenitude de sua glória; mostra-se como o Deus da luz e iluminador para a vida das pessoas. Entretanto, e em princípio, só isso não teria muitas novidades, pois realmente Jesus é o isso. Aqui, o que conta é o significado dessa manifestação gloriosa, pois ela tem um sentido a mais do que só a transfiguração divina da pessoa de Jesus. Aqui está o fato de que, ao se mostrar glorioso, Jesus nos diz que assim também seremos nós, quando seguimos seus passos e nos esforçamos para continuar sua obra. Também nós somos destinados à luz.

Não é demais lembrar que Abraão foi recompensado com terra e descendência como resposta de Deus ao seu ato de fé. “Abrão teve fé no Senhor, que considerou isso como justiça” (Gn 15,6). Uma fé que foi provada no fogo do sacrifício. Uma fé pela qual o Senhor se compromete a conceder a recompensa. E assegura isso ao passar como um braseiro entre as partes do animal sacrificado (Gn 15,17). Da parte de Abraão, apenas o compromisso de fé; da parte do Senhor a concessão de uma graça.

O ato de fé de Abraão repercute em Paulo, ao ponto do apóstolodizer que muitas pessoas não apostam nem trilham os caminhos do Senhor: “há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. (Fl 3,18-19). E se observarmos bem, essa situação se repete em nossas comunidades e na sociedade.

Ao contrário disso, aqueles que aderem ao projeto do Senhor,são os verdadeiros “Cidadão do céu” (Fl 3,20). E, como tal, da mesma forma que a Abraão, o Senhor se compromete na forma de uma promessa esperançosa “Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas” (Fl 3,21).

Ao cristão só cabe uma postura: além de alimentar e desenvolver a fé, engajar-se na preparação e na implantação do Reino de Deus. Notando que, da mesma forma que Deus se fez um de nós e se manifestou como Jesus de Nazaré, a fim de nos mostrar o caminho da glorificação, assim também nós, em nossa vida humana, sofrida e sentida, estamos nos preparando para o encontro com a glória celeste, seguindo os passos de Jesus.

Jesus se mostrou glorioso para nos mostrar de onde veio e para onde retorna. E nós, contemplando sua glória e nos espelhando em suas ações, nos preparamos para nosso destino, pois, a convite do Senhor, todosestamos destinados e sermos cidadãos do céu… mas ainda a caminho!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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sexta-feira, 4 de março de 2022

Quaresma 1 - Todo que nele crer

(Reflexões baseadas em: Deuteronômio 26,4-10; Romanos 10,8-13; Lucas 4,1-13)


O primeiro domingo da quaresma nos propõe uma tomada de decisão e um ato de fé. Mas essa é uma tomada de decisão que tem que ser radical: trata-se de saber a quem queremos seguir; trata-se de seguir aquele que merece nosso ato de fé; trata-se de dizer em quem acreditamos.

O livro do Deuteronômio (26,4-10) nos apresenta uma profissão de fé, dos judeus. Uma profissão de fé que tem um fundamento: a história e o cotidiano de um povo cativo; a opressão do povo; a miséria do povo e a libertação que o Senhor realizou “com mão poderosa e braço estendido” (Dt 26,8); libertação pela qual o povo sai de uma situação angustiante para receber uma terra “onde corre leite e mel” (Dt 26,9): uma terra de fartura!

Esse é o motivo da fé: um Deus libertador! Um Deus que toma partido e defende os seus. Um Deus que se preocupa com os seus. Um Deus que, com suas opções, nos ensina como agir: em favor dos que precisam, dos oprimidos, dos explorados, dos excluídos… o que faz deles merecedores do amparo do Senhor!

O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos (10,8-13), também apresenta um apelo à fé. Ele nos apresenta o Senhor que, além de libertar das situações de opressão, também oferece a salvação numa vida plena. E faz isso não somente como promessa, mas como exemplo de vida. O apóstolo dá exemplo de vida aderindo ao projeto salvador de Jesus da mesma forma que o Filho de Deus faz de sua vida um modelo para aqueles que o querem seguir. Estes, diz o apóstolo, não serão confundidos (Rm 10,11) uma vez que seguem as trilhas do Senhor. Um seguimento que elimina toda exclusão “não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam” (Rm 10,12).

Mas em que consiste a adesão a Jesus e ao seu plano? Num ato de fé que precisa ser expresso nas atitudes. “Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo” (Rm 10,9).

Essa adesão, ao Senhor Jesus (Lc 4,1-13), não significa que não se irá enfrentar as tentações. Elas virão, pois o tentador não poupou nem mesmo a Jesus. Mas o problema não são as tentações e sim deixar-se levar por elas. Por isso o ato de fé, a adesão ao plano de Deus, dá o suporte contra as fraquezas.

E, é bom que se diga, Jesus embora filho de Deus, não enfrentou a tentação como Deus, mas como filho de José e Maria. Ou seja, Jesus superou as tentações, como ser humano, pois se as tivesse superado como Deus, não seria um bom exemplo. Nesse caso poderíamos dizer: pra ele foi fácil, ele é Deus. Mas a proposta de Deus é mostrar que o ser humano pode vencer as tentações, pois Jesus de Nazaré as venceu. E não foram poucas nem assim tão simples. Jesus venceu tentações que representam valores essências do ser humano.

Venceu a tentação do poder. “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória” (Lc 4,5). nesta tentação muitos de nós caímos. Quem é que não gosta de se sentir superior? Quem não se sente bem em aparecer ao lado de autoridades, como a dizer: olha como sou importante! E Jesus venceu esta tentação para mostrar que se o poder não é para servir, não serve para nada!

Venceu a tentação da gula, da mesa farta: “manda que esta pedra se mude em pão” (Lc 4,3). Ceder a isto o colocava muito próximo da ostentação e do egoismo. Afinal pensar em matar a fome sem pensar e sem promover o acesso de todos à alimentação, é um ato egoísta.

Venceu a tentação da divinização; da tentativa de manipular os atos divinos. Fez isso quando foi levado à “torre mais alta templo” e o diabo lhe propôs “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!” (Lc 4,9-10).

O amparo divino é um dom. É uma graça. Não é algo semelhante a um produto num supermercado onde chegamos e pegamos o que nos agrada quando queremos e sempre de acordo com nossa vontade. O dom divino é gratuidade e retribuição ao bem realizado.

Jesus venceu as tentações e com isso demonstrou que o ser humano pode vencer. Mesmo sendo tentado pelo diabo, pode-se vencer as tentações. A exigência e o critério é apenas o ato de fé. Mas é preciso lembrar que o tentador está a espreita para “retornar no tempo oportuno” (Lc 4,13), entretanto sempre poderá ser vencido pois “todo aquele que nele crer não ficará confundido” (Rm 10,11)




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

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