quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Quaresma - Vós não morrereis

(Reflexões baseadas em: Gênesis 2,7-9; 3,1-7; Romanos 5,12-19; Mateus 4,1-11)




“A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito”. Com essas palavras o livro do Gênesis apresenta a semente da maldade sendo plantada entre os seres humanos.

E com esse personagem a narrativa do Gênesis mostra o que é o ser humano e de que ele é capaz: um ser insaciável. Um ser que nunca se satisfaz com o dom já recebido. Um ser que está disposto a abrir mão de tudo que tem em busca de algo que, imagina, poderá ter…

Essa foi, de forma simbólica, a introdução do mal, no mundo humano. Não como uma recompensa pelo desenvolvimento do sentido da busca; nem como punição pela transgressão de uma norma… Mas sim, pela intenção que presente na proposta da serpente e pelo desejo de se apropriar do objeto dessa promessa: “vossos olhos se abrirão e vós sereis como Deus”.

Com certeza o Senhor teria perdoado o ato da transgressão. Como de fato perdoou pela graça oferecida na morte e ressurreição deJesus Cristo (Romanos 5,12-19). Por meio dele “a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.”

Sendo assim,é bom frisar que não foi o ato de comer o “fruto da árvore que está no meio do jardim”, nem o fato de que os olhos do primeiro casal se abriram quando dele comeram. O problema e a causa da instalação do mal no mundo foi uma intenção “Sereis como deuses” e uma falsa esperança: “Não morrereis”.

Ocentro da ação pecaminosa, portanto não se localiza no querer algo diferente. No querer algo a mais. Nem no ato de buscar algo a mais e diferente, pois o próprio criador, num outro momento, deu a ordem: crescer e dominar o mundo!

Entretanto, e essa foi a proposta enganosa do ser simbolizado na serpente, o desejo não era por algo mais apetitoso, mas por algo que a criatura jamais terá: transformar-se numa divindade enum ser imortal! É próprio da criatura, e o ser humano é criatura, a condição da finitude… com a ressalva de que esta é a condição para adentrar ao universo da divindade. A mote é o caminho para a vida em Deus!

Por isso foi que o casal do Gênesis, ao se deixar levar pelo engodo e ao se dar conta do erro percebeu-se nu. Uma nudez que não tem nada a ver com a roupa, mas com a limitação da criatura. Essa limitação, entretanto, é corrigidano gesto da entrega total de Jesus Cristo, como ensina Paulo: “Isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos”.

Não cabe à criatura o querer ser deus, apropriando-se da imortalidade. Cabe ao ser humano deixar-se conduzir por Jesus a fim de, no momento oportuno, ser conduzido ao Criador. Não pelos méritos da criatura, mas pela graça do Criador.

Para poder desfrutar desse privilégio, no entanto, o ser humano tem que se afastar dos gestos e atitudes prepotentes. Foi o que fez Jesus de Nazaré (Mateus 4,1-11).

Mesmo fragilizado pelos quarenta dias de jejum, estava fortalecido pela oração. E, ao se defrontar com o tentador, agiu de forma diferente do casal do Gênesis. Lá eles viviam no paraíso, tinham tudo. Aqui, Jesus está no deserto. Não tem nada além de sua sintonia com Deus. Nada além de sua missão. Nada além de seu amor para com aqueles em favor dos quais se encarnou.

Lá no Gênesis, ao introduzir a maldade, o tentador oferece o que não podia dar: divindade e eternidade. Aqui, Jesus que é Deus, é eterno, tem todo poder… abre mão disso para se igualar aos seus. Assumindo a condição humana, sofre os dramas humanos. Primeiramente sofre a tentação, mas a supera, com base na força da oração. Sofre com a fome, para mostrar como isso desumaniza as pessoas e que a humanização consiste em criar condições para que todos se alimentem com dignidade. Sofre com o fato do poder religioso e político serem usados para a ostentação e não para o serviço.

Podemos dizer mais. Jesus de Nazaré sofre mais do que o ser humano, pois as pessoas pensam que cedendo à tentação terão aquilo que desejam. Jesus já sabe que ceder à tentação além de não alcançar o desejado e prometido pelo tentador, criará um abismo entre o criador e o destino final das pessoas. Ceder ao tentador implica em receber o oposto da promessa do tentador.

Então, para corrigir esse mal, cabe ao ser humano entregar-se, completamente ao plano de Deus. Somente assim poderá ouvir, não do tentador, mas do próprio autor da vida: Não morrereis!

Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...