quinta-feira, 2 de março de 2023

Quaresma 2- Sai da tua terra… não tenha medo!

(Reflexões baseadas em: Gênesis 12,1-4a; 2Timóteo 1,8b-10; Mateus 17,1-9)




No livro do Gênesis (12,1-4a) podemos “ouvir” a orientação que o Senhor Deus dá a Abraão: “Sai da tua terra… deixa tua família…”. Talvez querendo dizer, sai dessa situação em que todos estão acomodados… “e vai para a terra que eu vou te mostrar”.

Estamos acostumados a dizer que esse trecho do Gênesis nos apresenta a “vocação de Abraão”. Mas se atentarmos para as palavras do Senhor, notamos que não se trata bem de um chamado, mas de uma proposta. Algo assim: “Se você topar a parada que vou te propor eu te presenteio com uns lances aí…!!!”

O interessante da história é que Abraão topou a parada! “Abraão partiu como o Senhor lhe havia dito”. Mas qual teria sido o verdadeiro motivo pelo qual Abraão se decidiu partir? O que teria levado o Senhor a fazer essa proposta de peregrinação?

Uma pista para respondermos a essa indagação vem da carta do apóstolo Paulo a Timóteo (1,8b-10). Orientando ao seu discípulo e amigo, Paulo chama a atenção para a gratuidade dos dons divinos, revelados por Jesus de Nazaré. Aquele que, ao destruir os planos da morte, entregou os planos de vida eterna aos seus seguidores.

Por meio da oferta da vida eterna, diz o apóstolo, Jesus nos mostra que a convocação divina implica em uma oferta à santidade. “Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade” (2 Tm 1,9).

Mas isso diz respeito ao destino final, ao depois da partida. Diz respeito àquilo que existirá na chegada do Reino. Diz respeito à bênção que o Senhor ofereceu a Abraão e, por extensão, oferece a todos nós que aceitarmos a proposta para deixar a comodidade e a convivência com o ambiente em que estamos acostumados… mas não responde ao porquê Deus faz uma promessa a Abraão. E nem nos explica o porquê dele ter aceitado…

Talvez uma resposta nos chegue por meio da atitude dos apóstolos Tiago, João e Pedro, na cena da transfiguração (Mateus 17,1-9).

Mesmo sem entender o que estava ocorrendo. Mesmo sem saber o que estava dizendo. Mesmo com todo o seu “sem jeito” de fazer as coisas Pedro resume bem a sensação de quem está ao lado do Senhor, de onde não deseja sair: “é bom estar aqui!”

Por ser bom estar ao lado do Senhor, os acompanhantes de Jesus disseram que queriam ali permanecer. Mesmo, ainda, sem entender o que estava ocorrendo! Por isso disseram: É bom estar aqui, ao teu lado, pois aqui podemos conviver com a pureza divina. É bom estar aqui, junto com Elias e Moisés, pois aqui tudo é perfeito. É bom estar aqui porque longe da tua presença não há essa luz irradiante. É bom estar aqui porque você é o Filho amado, no qual o Pai colocou todo seu amor….

É bom estar ao lado do Senhor porque longe dele nada é bom!

Por esse motivo Abraão aceitou o convite para se fazer migrante. Ali, entre seus parentes, não estava bom. O convívio familiar era algo bom, mas levava a uma vida estática, sem perspectivas. O convívio familiar tem que ser valorizado, mas ele tem que servir como ponto de apoio para algo maior. Foi isso que Abraão percebeu na proposta que lhe fazia o Senhor: não havia possibilidade de prosperidade social e econômica… nem familiar!

Isso Deus lhe estava mostrando e por esse motivo a proposta: sai da tua terra! Vai para outras terras; busque novas oportunidades. Você vai enfrentar dificuldades, mas vai prosperar: terá terra para plantar e colher, coisa que aqui não existe. Terá uma família numerosa, coisa impossível neste ambiente inóspito do deserto. Terá a benção da terra e da família… e todos aqueles que, como você, fizerem o esforço para construir algo melhor para seus descendentes, para esses você será uma benção, será uma inspiração! Muitos, depois de você deixarão o ambiente que não é o melhor, para buscar “novas terras”, novas oportunidades!

A proposta de Deus, para Abraão, e a aceitação dessa proposta, tinha essa característica dinamizadora. Deixar um ambiente sem perspectivas e buscar algo melhor. Deus sabe e nos ensina, quando tudo está bem, só nos cabe aperfeiçoar. Mas quando a família, a comunidade, a ambiente em que estamos vivendo, está passando por dificuldades… então está na hora de lutar por um mundo melhor. E se a dúvida ou o medo de arriscar nos fizerem cair por terra temos que ouvir não só a proposta de Deus, dizendo sai da tua terra, mas também nos deixarmos tocar por Jesus que, ao nos mostrar sua face de luz nos diz: levante-se! Não tenha medo!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...