quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Bem-aventurados

(Reflexões baseadas em: Sofonias 2,3;3,12-13; 1 Coríntios 1,26-31; Mateus 5,1-12a)



Quem são aqueles a quem Jesus chama de Bem-aventurados?

Se fizermos essa pergunta ao profeta Sofonias (2,3;3,12-13) ele nos dirá que são os “humildes da terra”, os pobres ou um “resto de israel”. Dirá que eles, sob a proteção do Senhor, ninguém molestará. Bem-aventurados são aqueles que põem em prática os preceitos e a justiça do Senhor. Isso nos dirá o profeta!

Caso perguntássemos a Paulo (1Cor 1,26-31), o apóstolo diria que não são os “poderosos”, também não são os “nobres”. O apóstolo diria que não é a força nem aquilo que o mundo considera importante. O apóstolo nos dirá que os Bem-aventurados são aqueles que o mundo considera estúpido e fraco; aqueles que são considerados “sem importância e desprezados”. Esses são os preferidos de Deus. São os Bem-aventurados, afirmaria Paulo!

Como se vê, não são muitos, os Bem-aventurados. Nem os mais evidentes!

Quando prestamos atenção às palavras de Jesus veremos que os Bem-Aventurados formam um grupo pequeno.

Na realidade, Jesus faz uma pequena lista, com os critérios das Bem-aventuranças (Mateus 5,1-12a). Na lista de Jesus estão os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os que são perseguidos por causa da justiça. E, principalmente, os que são vítimas da mentira, forjada para deturpar o mundo de paz e amor, que está nos Planos do Pai.

Mas em que consiste ser Bem-Aventurado?

Tem o mesmo sentido de Benção. É como dizer “você é merecedor de uma benção”. Ou seja: “a teu respeito serão ditas coisas boas e você é merecedor da graça divina”.É o mesmo que dizer: “Você é uma pessoa de quem se fala o bem e merecedora do bem que pronuncia, pois faz o bem”. Como se vê, a Bem-aventurança corresponde a uma boa “Ventura”, o que corresponde, nos dias de hoje, ao desejo de “boa sorte”, de sucesso, aos votos de prosperidade!

Tudo isso aplicado àquele que recebe de Jesus uma atenção especial!

Tendo entendido isso, a pergunta seguinte é: o que levou Jesus a dizer que essa categoria de pessoas são bem-aventuradas, são merecedoras da benção divina, terão prosperidade em seu caminhar para o Reino?

A resposta é simples: Jesus afirma estas qualidades para contrapô-las ao comportamento oposto.Aos pobres em espírito e mansos se contrapõem os arrogantes; os aflitos e os que esperam justiça são vítimas daqueles que os afligem. Além disso, aos misericordiosos e puros de coração se contrapõem os promotores do mal e sofrimento. Da mesma forma que se existem aqueles que promovem a paz, existem aqueles que tiram a paz das pessoas e promovem as guerras e desavenças. O mesmo se pode dizer a respeito daqueles que promovem a justiça: eles fazem isso porque há muita gente que provoca dor e se beneficia com as injustiças.

E, por fim, todos aqueles que são Benditos/Bem-aventurados por promoverem o bem ou por serem bondosos, acabam chamando a atenção quando lançam as sementes do Reino. Quando abrem as portas do Reino, onde não poderão entrar os que geram as situações opostas à benção, opostas ao bem e à justiça, opostas à misericórdia e à paz.

Esses, por não serem merecedores da benção divina, encaminham-se para o oposto da benção, que é a maldição; a completa separação de Deus e daqueles que são os seus amados.

Estes,que noutro momento serão chamados de malditos, vendo-se no caminho da perdição, tentarão deturpar, arruinar, sujar os caminhos dos promotores do bem. E uma das formas usadas para tentar atingir os promotores do amor é enredá-los na mentira. Por isso, as vítimas da mentira também são merecedores da Benção, das Bem aventuranças. E, por consequência lógica, todo aqueles que espelha ou compactua com a mentira é maldito!

Assim, se por um lado Jesus, na fórmula das Bem-aventuranças, concede sua graça para os que promovem o bem; o Pai da Mentira arrasta para a predição todos aqueles que se contrapõem à verdade, que disseminam mentiras, que perseguem os mensageiros da paz.

A verdade é que são Bem-aventurados todos os que combatem os mensageiros da mentira, geradores do mal. São Bem aventurados todos os que constroem a paz, a harmonia, o bem querer… pra estes, Bem-aventurados Jesus faz o convite: “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...