quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Sal da terra e luz do mundo

(Reflexões baseadas em: Isaías 58,7-10; 1Coríntios 2,1-5; Mateus 5,13-16)




O tema da luz percorre a Palavra Sagrada.

A simbologia da luz e a sua presença na obra divina acompanha o ser humano desde o primeiro ato criador de Deus até as promessas e esperanças do Apocalipse.

E, em todas as suas aparições, a luz é um indicador de caminhos.

A luz aparece, ora como resultado da ação de Deus, dizendo: “faça-se a luz” ora é resultado das ações humanas. E hoje o profeta Isaías (58,7-10) nos faz entender que a luz a brilhar é resultado das boas realizações humanas, que edificam as pessoas…

Essas ações, diz o profeta, não só trazem benefícios para quem as recebe, mas retornam para quem as pratica.

Jesus de Nazaré (Mateus 5,13-16) faz a mesma afirmação: a luz de cada um é resultado de suas ações. Ela brilha, anunciando caminhos. Ela ilumina, mostrando direções. Ela está no alto, para que os demais consigam subir.

O profeta faz uma lista de ações luminosas: alimentar o faminto, acolher o desabrigado,proteger o desamparado. Esses gestos farão com que brilhe “tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa” (Is 58,8).

O que ensina Jesus?

Diz para manter a luz acesa, em lugar alto, a fim de que as pessoas que dela necessitem possam encontrar o caminho. As boas obras, portanto, são a luz condutora, como o afirma o Mestre: “Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,16).

Mas, atente para um detalhe: Não se trata de obras assistenciais. Trata-se de revolver, remover, redirecionar, remodelar a sociedade. Trata-se de fazer uma revolução na sociedade. Trata-se de promover transformações nas estruturais sociais. Diz o profeta: “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa” (Is 58,9). A condição para as melhorias pessoais passa pela ação transformadora na sociedade: “Se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia” (Is 58,10). Ou seja, a “tua vida” será transformada, das trevas à luz, quando houver transformação em favor dos que necessitam.

Mais um detalhe. A postura em favor da destruição dos “instrumentos de opressão” exige uma condição ensinada por Paulo (1Cor 2,1-5). A ação transformadora não passa pela ostentação, tão ao gosto de quem se ocupa em “elevar-se” à vista dos outros, mas não se eleva aos olhos de Deus.

Essa condição leva o apóstolo a se apresentar a comunidade de Corinto como aquele que se afastou do “prestígio da sabedoria humana”, assumiu a postura de “fraqueza” de quem confia no Senhor e, principalmente, abriu mão dos “discursos persuasivos da sabedoria”. Tudo isso para que todos entendam que se existe poder deve ser o “poder de Deus”, se existe conhecimento deve ser o de “Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado”, se existe sabedoria, esta deve ser manifestada pelo “poder do Espírito”. O critério, portanto, é a Trindade Santa.

Ao cristão, portanto, cabe o papel da luz. E em que consiste o ser luz?

Em levar adiante as propostas de Jesus Cristo, luz do mundo; em ser ponto de convergência; em ser sinal de difusão da Boa Nova; em ser agente de transformação social.

Consequentemente, não cabe ao cristão ofuscar os andantes. Não cabe alimentar uma espiritualidade divorciada da vida. Não cabe mostrar-se como se fosse a própria luz, pois a Luz é o próprio Deus.

E isso leva ao Sal da Terra. Essa é a função do cristão. Deve ser luz, para conduzir a Deus, mas na sociedade exercer a função do sal. Notando que o sal existe para realçar o sabor. O que conta não é o sal, mas o alimento que ele salga. E esse sabor só é percebido se existir sal na medida certa. Se for pouco, o alimento fica sem sal, sem sabor; se tiver muito, o alimento perde o sabor, fica imprestável…

Qual é, então a medida? Aquela capaz de construir uma sociedade sem uns que sofrem e outros que produzem sofrimento; uns com fome e outros produzindo fome pela concentração; uns sem casa, sem abrigo, sem saúde, sem perspectivas poque outros de tudo se apropriaram...

O cristão, sal da terra, age na sociedade para que esta seja temperada com amor, com justiça, com distribuição dos bens; com o esforço para a equidade e para a transformação das estruturas injustas, para a reconstrução do mundo com o modelo desenhado pela da Trindade.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

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