quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O que for além disso vem do Maligno

(Reflexões baseadas em: Eclesiástico 15,16-21; 1 Coríntios 2, 6-10; Mateus 5,17-37)




O Plano de Deus, a nosso respeito é dinâmico. Não porque haja alguma mudança nos Planos do Senhor, mas porque nossas atitudes podem mudar a qualquer momento. Podemos estar trilhando os caminhos do Senhor e nos desviarmos; ou podemos estar andando nas trevas e nos voltarmos para a luz de Deus. Ou seja a proposta divina é a mesma, mas a nossa postura em relação a ela, pode ser diferente.

Nossa inconstância em relação ao que Deus nos propõe é o fato de que,além de nos amar, e como prova de amor, Deus nos deu liberdade! Liberdade até para virarmos as costas para Ele. A liberdade de aderirmos ou não ao seu projeto de Salvação.

Isso é o que a Igreja nos propõe,hoje, ao nos propor a leitura desta síntese de sabedoria divina no Livro do Eclesiástico (15,16-21). Ao constatar que a liberdade concedida nasce do amor e da sabedoria divina, como o afirma Paulo, na carta aos Coríntios (1 Cor 2, 6-10).

Em nome da liberdade, do amor e em vista do pleno cumprimento da Lei, Jesus aperfeiçoa os mandamentos (Mateus 5,17-37). Não os abolindo, mas radicalizando-os. Tirando-os da formalidade e da exterioridade para manifestá-los na consciência.

O Eclesiástico chama nossa atenção para as diferentes oportunidades, diante das quais somos levados a fazer escolhas. As situações da vida nos colocam diante de escolhas entre: “fogo e água”, diante da “vida e da morte” e do “bem e do mal”. Frisando a possibilidade da escolha, diz o Eclesiastes: “Para o que quiseres, tu podes estender a mão” (Eclo 15,17).

Mas toda escolha tem consequências. E o Senhor acompanha nossas escolhas, pois seus olhos “estão voltados para os que o respeitam.Ele conhece todas as obras do homem. Não mandou a ninguém agir como injusto e a ninguém deu licença de pecar.” (Eclo 15,20-21).

Sabendo que o mandamento de Deus é o amor, de onde vem, então, o mal que se expande entre as pessoas, em nosso mundo?

Evidentemente não vem de Deus nem é essa sua proposta!

Paulo nos ensina que a sabedoria divina não é a mesma que as pessoas tanto admiram e procuram. Esta,é mundana e o apóstolo afirma estar condenada à destruição. Essa sabedoria do mundo, ou seja, a “sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição”, é o oposto ao dom de Deus. A sabedoria de Deus não está acessível aos poderosos pois eles, baseados em seu poder, imaginam-se sábios. Eles não compartilham do dom “que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria” (1Cor 2,7-8).

E por não tê-la conhecido, aqueles que se consideram senhores do mundo, que ditam as regras no mundo, que se sentem melhores que os demais… estes vivem de e na aparência. Até frequentam as igrejas. Podem até produzir algum ato de caridade… mas tudo que fazem está baseado no aparência. Fazem para serem notados. Essa bondade, essa caridade interesseira não é dom de Deus. É o oposto ao que Deus propõe. Ela vem do Maligno!

Por isso Jesus nos ensina: toda maldade que se alastra a partir dos comportamentos das pessoas é só uma face do mal. O ato de fazer coisas negativas, maldosas; o ato de espalhar discórdia e ódio; o ato de fazer crescer a injustiça, o egoísmo, a ganância, a sede pelo poder, as falsas aparências… tudo isso é consequência do mal que está no ser humano. O mal, portanto está na intenção de praticar o ato.

Ter planejado o mal, mas não tê-lo executado, pode livrar da penalidade da lei, que pune os atos praticados. Mas a fé cristã, o ensinamento do Senhor Jesus vai muito além. Para a fé cristã, o pecado está no planejamento do mal, no querer fazer, no desejo de fazer… mesmo que o ato não se realize.

Por isso o Senhor ensina que o mandamento de “Não matarás” é muito mais radical, pois “todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo” (Mt 5,22). Mais ainda, a verdade cristã dispensa o juramento, a testemunha… Nisso reside a verdade no universo da fé cristã; nisso consiste a liberdade na fé cristã… em poder afirmar ou negar algo sem necessidade de juramento ou do testemunho de outra pessoa.

Então, num mundo carcomido pela mentida, pela sede do poder, pelo poder da riqueza, pelas aparências… a simplicidade da proposta da fé cristã se resume em dois valores: Liberdade e Verdade. Contra o mundo das aparências o Senhor ensina: “Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno” (Mt 5.37). Nada mais é preciso, além dessa verdade, que cresce livre na vida de quem crê...




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...