Para esse processo colonizador, os portugueses apelaram, inicialmente, para a mão de obra indígena. Mas por várias circunstâncias tiveram que mudar a estratégia.
Começou uma das mais tristes e sombrias paginas de nossa história: o tráfico negreiro.
Os portugueses que já exploravam regiões da África passaram a trazer para o brasil pessoas capturadas naquele continente. Da mesma forma que já faziam em Açores e Cabo Verde, por exemplo.
Desde o início da colonização os portugueses valeram-se da exploração coercitiva da mão de obra. Dessa forma os africanos trazidos para o Brasil não tiveram outro destino: foram feitos escravos. Mas isso somente foi possível porque africanos e portugueses já conheciam a prática escravocrata. De seu lado os lusitanos já escravizavam africanos em suas colonias nas ilhas atlânticas. Os africanos, por sua vez, praticavam a escravidão em diferentes situações. Os portugueses se aproveitaram disso, incentivaram e tiraram proveito dessa característica da cultura africana, radicalizando-a
Prisioneiros de guerra, endividados, condenados pela justiça, entre outras eram algumas das condições pelas quais os povos africanos escravizavam concidadãos. Explorando essas condições, principalmente estimulando a guerra entre povos e nações africanas, os portugueses mantiveram uma fonte inesgotável de pessoas a serem escravizadas.
Não só a prática da escravidão, mas todo o processo era altamente desumano. Não só o trabalho forçado, mas os castigos físicos; não só as condições de transporte, nos navios negreiros, eram desumanas como a alimentação era escassa. O fato é que todos esses maus tratos provocavam muitas mortes na captura, no transporte e nas condições de trabalho dos escravizados.
O fato é que, ainda nos dias atuais, a mancha da escravidão encobre a possibilidade do brilho de nossa história, feita de lutas, dificuldades e vitórias.......
Neri de Paula Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário