sexta-feira, 29 de abril de 2022

Páscoa: Obedecer a Deus, não aos homens

(Reflexões baseadas em: Atos dos Apóstolos 5,27b-32.40b-41; Apocalipse 5,11-14; João 21,1-19)



Quais as consequências daquilo que falamos ou do que fazemos?

A indagação tem razão de ser, pois tudo que dizemos ou fazemos tem repercussão: positivas ou negativas…grandes ou pequenas! Mas sempre tem consequência, reações… O que fazemos repercute de alguma forma ou em algum lugar, sobre algo ou sobre alguém!

A consequência da vida de Jesus,do que fez e ensinou, foi sua morte na cruz (At 5,27b-32.40b-41); a consequência ou o resultado de sua morte foi nos mostrar o caminho da ressurreição além de receber todas as honrarias na corte celeste (Ap 5,11-14). A consequência da pregação dos apóstolos foram as perseguições e dores que sofreram, mas graças a isso também puderam contemplar o Ressuscitado (Jo 21,1-19) e aprender dele a última lição da partilha.

Os apóstolos, ao anunciar que o crucificado ressuscitou, foram perseguidos, presos e torturados (At 5,40). Mas seu anúncio resultou na adesão de muitas pessoas que passaram a acreditar na afirmação de que por trás daquele nome estava uma mensagem salvadora. Uma mensagem redentora. Uma mensagem que conduzia a uma nova vida. Uma mensagem capaz de curar o corpo e a alma. Ou seja, a consequência da pregação dos apóstolos produziu um redirecionamento na vida de muitas pessoas.

E isso foi possível porque os apóstolos optaram por Jesus e preferiram ouvir não aos homens, não aos sacerdotes assassinos, mas a Deus que ressuscitou Jesus, o Deus da vida! “Então Pedro e os outros apóstolos responderam: É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens” (At 5,29). Atender ao apelo daqueles que representavam o poder estabelecido, implicaria em seguir os caminhos da morte; os caminhos da tortura. Implicava em apoiar aqueles que torturaram e mataram Jesus. Os caminhos daqueles que assassinaram Jesus e não atendiam aos apelos, anseios e necessidades do povo.

E, ainda hoje, seguir a Jesus implica não só renunciar aos disseminadores de maldade e falsos pregadores que denigrem a imagem de Jesus, mas também denunciá-los como representantes das forças do mal, da morte. Qualquer líder (religioso ou político…) que valoriza mais o dinheiro, as aparências, o poder, o status… em detrimento das pessoas e suas vidas, efetivamente representa as forças que mataram Jesus; essa pessoa está usurpando o lugar de Deus. E se existe quem mereça louvor, honra, glória… é Deus. Se existe quem realmente é poderoso, esse é o Senhor que concede a vida. “Ouvi também todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe, e diziam: Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre” (Ap 5,13).

E isso podemos comprovar observando a atitude de Jesus. Passou a vida mostrando que só Deus é o centro de tudo. Morreu por testemunhar que Deus opta pelos excluídos.Passou a vida mostrando que as ações de Deus ocorrem como amparo aos pequeninos. E depois, quando ressuscitado, não se apresentou com pompa nem com alarde. Pelo contrário, deu-se no pão e no vinho. Entregou a força do Espírito de Vida. Compartilhou pão e peixe, na beira do mar…. “Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. Jesus disse-lhes: Trazei alguns dos peixes que apanhastes (Jo 21, 9-10).

Observando tudo isso somos levados a entender que Jesus alimenta um prazer que lhe confere alegria: seu prazer é receber a oferta e a vida das pessoas. As pessoas podem oferecer a Deus sua própria vida. E isso gera sua alegria que é vivenciar e incentivar a partilha… Ele poderia dar pão e peixe aos pescadores, mas preferiu dar do que tinha e, ao mesmo tempo, receber o que os pescadores podiam oferecer!

E isso nos leva de volta à afirmação de Pedro, diante dos sacerdotes que entregaram Jesus à morte. Os mesmos que agora estavam perseguindo os seguidores de Jesus; os mesmos que tentaram impedir que a mensagem salvadora se propagasse. Diante desses falsos pregadores Pedro não teve dúvidas em fazer a denúncia e estabelecer os critérios a partir dos quais se pode observar as consequências: “Pedro e os outros apóstolos responderam: 'É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados.” (At 5,29-31)

Então, a quem ouviremos? E é importante saber a resposta, pois dela nascem consequências. O que falaremos? Também a isto temos que dar uma respostas que seja expressão de nossa vida. Mas o fato é que a Palavra Santa nos orienta, pelas palavras de Pedro: É preciso obedecer a Deus e não aos homens… e, fazendo isso, teremos consequências que abrem caminhos para a vida!




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...