sábado, 20 de junho de 2020

Injúrias de tantos homens

Neste décimo segundo domingo do tempo comum podemos começar nossa reflexão a partir das palavras de Jeremias (20,10-13).

E podemos começar justamente pelo que, às vezes, se diz dele: que é um profeta que gosta de reclamar. Tanto que a ele é atribuída a autoria do livro das Lamentações.

Mas, de que reclama Jeremias?

Entre outras coisas, das “injúrias” e do “medo” espalhado por “tantos homens” (v 10). Mas, alguém pode dizer, só isso não é motivo suficiente para passar a vida se lamuriando.

Isso é verdade. Mas também é verdade que não é só disso que o profeta está falando. Está se referindo àqueles que o cercam. Na realidade está se referindo a todos aqueles que se fazem de amigos, mas permanecem torcendo para que cometa uma falha; torcendo para que “cometa um engano”. Torcendo para ver seu fracasso.

E por que Jeremias se lamenta?

Por conta da infidelidade dos dirigentes do povo. Pois, ao invés de os levar na direção de dias melhores os conduzem por caminhos que não levam ao Senhor. Para confirmar isso, basta lermos alguns os versículos iniciais desse capítulo e também o capítulo seguinte: os dirigentes são a causa do sofrimento pelos quais passa o povo. E pelos quais sofre o profeta.

Certo de que sua causa, que é a denúncia contra os dirigentes, é a causa de Deus, o profeta se sente à vontade para dizer que o Senhor está com ele. E, por ser fiel a Deus, o profeta sabe que seus inimigos, que são os inimigos de Deus, embora até invoquem seu nome, serão humilhados. E o profeta afirma categoricamente: esses opressores do povo fracassarão completamente, nada conseguirão “a não ser uma vergonha eterna, que jamais será esquecida” (v 11). vergonha que, historicamente se concretizou naquilo que costuma ser chamado de “cativeiro na Babilônia”.

Essa aflição do profeta encontra eco nas palavras de Paulo aos Romanos (5,12-15). As maledicências, de que fala o profeta, são o reflexo do pecado, que “que entrou no mundo por um só homem” (v 12) trazendo, com ele, a morte… para todos os homens. E a perdição para os que se afastam dos caminhos do Senhor.

E, da mesma forma que, para o profeta, o Senhor “salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus (Jr 20,13), para Paulo a “graça de Deus”, como um “dom gratuito”, é dada a todos “através de um só homem, Jesus Cristo”. Essa graça, esse dom, essa salvação é derramada “em abundância sobre todos” (Rm 5,15). E por ser graça, por ser um dom, a salvação é a alternativa à morte, mas isso somente para os que escolhem se afastar do caminho da perdição que é o caminho de quem prejudica os outros.

A mesma relação pode-se fazer relação ao evangelho (Mt, 10,26-33). Vendo-se perseguido, agredido e injuriado, Jeremias se dá conta de que “o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro” (Jr 20,12). Da mesma forma, em Mateus, Jesus afirma aos apóstolos que não devem ter medo. Toda maldade será desmascarada, uma vez que “nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido” (Mt 10,26). Mesmo que esse, ou esses, que escondem o mal vivam invocando o nome de Deus!

Jesus insiste na necessidade da coragem para enfrentar os representantes da maldade, que se revestem com aparências de pessoas de bem: não tenhais medo, diz Jesus. “Não tenhais medo dos homens” (v 26). Eles são falsos, mas sua mentira e falsidade será descoberta. E Jesus vai além: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma!” (v 28).

Três vezes Jesus insiste: “Não tenhais medo” (vv 26; 28; 31).

Mas, por que Jesus insiste, dizendo que não precisa ter medo?

Porque ele sabe que o sofrimento, provocado pelos homens maus, não tem alcance definitivo. Porque sabe, e o demonstra com a própria vida, que acreditar e realizar as obras do bem é o único caminho para superar, para se preservar e para vencer as obras do mal. Porque sabe do nosso valor: nós valemos a sua vida.

Jesus sabe do nosso valor. Por isso oferece a oportunidade da escolha. Uma oportunidade de autodeclaração. E declarar-se contra ou a favor de Jesus, não é o que se pode expressar com palavras, mas aquilo que se pode fazer com os gestos, com as atitudes, com a vida.

Assim sendo, declarar-se a favor de Jesus, é realizar obras de salvação, contra as “injúrias de tantos homens”. E quem faz isso, concorda e se posiciona como Jeremias, dizendo: “Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.”

Neri de Paula Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DA PÁSCOA: A vitória da vida.

Disponível em: https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/03/ciclo-da-pascoa-celebrar-vida.html; https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de...