quinta-feira, 12 de maio de 2022

Páscoa 5: Aberta a porta da fé

(Reflexões baseadas em: Atos dos Apóstolos 14,21b-27; Apocalipse 21,1-5a; João 13,31-33a.34-35)




O que é o novo céu e a nova terra? Por que o mar já não existe?

Estas perguntas surgem quando lemos o livro do Apocalipse (21,1-5a). Mas a leitura dos Atos dos Apóstolos (14,21b-27) nos apresenta uma resposta: a boa nova está se espalhando e se fazendo presente entre as pessoas com uma mensagem de amor que se expressa num novo mandamento, ensinado por Jesus (Jo 13,31-33a.34-35). Um mandamento que vê o bem estar da pessoa como um valor supremo, por isso é chamado de mandamento do amor.

Acontece que nos primeiros tempos do cristianismo, a vida não era fácil para os seguidores de Jesus.

As perseguições, as dificuldades, os confrontos com sacerdotes de outras crenças…. Eram inúmeras as situações que podiam levar ao desânimo. Situações que podiam levar ao abandono da fé. Afinal de contas permanecer no tradicional, no culto dos antigos deuses, na dependência dos deuses das autoridades… era mais fácil do que assumir novas posturas de paz, de justiça, de fraternidade, de amor, como era a proposta do cristianismo.

Viver essa novidades não era fácil quando as facilidades do tradicional era comodo. Diante desse quadro Paulo e Barnabé apresentavam-se como apoiadores e incentivadores da nova fé, abrindo as portas para a nova fé. Eram bases para apoiar e enfrentar as dores. Por isso eles encorajavam os discípulos. “Eles os exortavam a permanecerem firmes na fé”. E diziam mais! Ensinavam que os sofrimentos podem ser caminho seguro para entrar no reino de Deus “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus” (At 14,22).

Avida cotidiana dos discípulos e dos apóstolos, mesmo não sendo algo fácil, apresentava um vislumbre de superação, de vitória. Apresentava-se como algo de muito bom e estava por acontecer. E, diante dessa nova realidade, tudo que era velho, tudo que eram dores, ganharia uma nova configuração: Oreino do amor está para se instalar!

Essa nova condição levou o autor do Apocalipse a dizer, olhando para a promessa de Jesus: “Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido” (Ap 21,2).

Trata-se de algo maravilhoso, que ainda não está instalado, mas que já se anuncia. Já se prenuncia. Já acena como recompensa não pelos sofrimentos superados, mas pela dedicação à causa, mesmo em situação adversa.

E aqui está a grande novidade do cristianismo. O significado dos sofrimentos cotidianos em nome de Cristo: a vitória. O sentido das dores é uma nova vida em pleno gozo de alegrias e realizações. Mas isso não será concedido como recompensa por ter sofrido, mas pela dedicação a uma causa que tem por objetivo, além do anúncio do amor divino, a plenitude do amor entre as pessoas. Ou seja, Deus não quer que soframos para merecer o céu. Quer que nos dediquemos, que usemos nossa vida, que destinemos nossas energias… ao anúncio de seu amor e à preparação de um mundo em que as pessoas sejam respeitadas, onde o bem se instale, onde as pessoas dedicam-se a ajudar aos outros. Ajuda que consiste em evidenciar o valor da pessoa fazendo com que cada um se encontre consigo e com o sentido de suas vidas.

Não se trata de dizer: minha vida é muito sofrida, então na outra vida vou para o céu pois já sofri demais. O raciocínio e o processo é diferente: passei minha vida fazendo de tudo para que as pessoas com as quais convivi tivessem uma vida melhor porque esse é o plano de Deus. Como consequência dessa minha dedicação ao bem, eu sofri…. Essa será uma vida recompensada com a plenitude da vida em Deus.

Essa é a essência do ensinamento de Jesus: O amor. Esse é o sentido das dores: a doação ao outro. Esse é o caminho que se abre com o anúncio da fé: ser pelo e para o outro. “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13,34-35).

E assim o mar das dores deixará de existir. Um novo céu e uma nova terra se instalarão, pois esse céu e essa terra novos representam a instalação do amor pleno, presentes na vida de todos aqueles que se dedicarem a abrir novas portas para a fé no ressuscitado.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...