domingo, 14 de março de 2021

NÃO É FILOSOFIA

Quando os professores iniciam uma nova disciplina uma das primeiras coisas que fazem é dizer o que é aquilo que vão lecionar. Trigonometria é…; raiz quadrada é...; genética é...; relevo é...; fato histórico é... Nestes casos parte-se do princípio de que o estudante sabendo o que É aquilo que vai estudar já teria feito um bom começo. Isso não está errado, mas também não se pode dizer que é somente assim que se pode estudar alguma coisa.

Com a filosofia pode ser diferente. Pode-se começar, justamente pelo contrário, entendendo o que não é filosofia. Sem fazer definições, pois toda definição é uma limitação! E uma das características da filosofia é quebrar as limitações, pois elas impedem o avanço; excluem novas oportunidades; matam as inovações. As definições, como estabelecimento de limites, são afirmações parciais uma vez que pretende colocar um ponto final na discussão.

Cabe à filosofia, como processo de busca, duvidar, abrir horizontes, ultrapassar limites, propor novas discussões. À filosofia cabe olhar a partir de outros e novos pontos de vista, pois a realidade vai além daquilo que podemos dizer ou perceber. É necessário fazer filosofia para entendê-la, como diz Manuel Garcia Morente, no livro Fundamentos de Filosofia: “é absolutamente impossível dizer de antemão o que é Filosofia. Não se pode definir Filosofia antes de fazê-la. [...]. Que quer dizer isso? Isso quer dizer que Filosofia, mais do que qualquer outra disciplina, necessita ser vivida”.

Acima de tudo, à filosofia cabe afirmar que a realidade vai além daquilo que podemos ver, dizer ou perceber. Ou seja, ela nos sugere que as aparências podem ser enganosas. As aparências, as evidências, tudo que se manifesta imediatamente, pode nos induzir a equívocos. E isso pode ser superado pela análise filosófica. Saber os caminhos a serem evitados pode ajudar a chegar mais rapidamente ao destino sem se perder no labirinto da imprecisão. Então, o que não é filosofia?

FILOSOFIA DE VIDA

O professor D. Saviani diz que “todos e cada um de nós temos a nossa ‘Filosofia de vida’. Esta se constitui a partir da família, do ambiente em que somos criados”.

Filosofia de vida, portanto tem uma dimensão pessoal e não grupal e social, o que a distingue do senso comum. Sendo assim a “Filosofia de vida” nada mais é do que uma expressão que designa alguma forma específica de viver ou encarar a vida, de conceber o mundo e a existência. Podemos, inclusive, dizer que filosofia de vida é cosmovisão de uma pessoa ou os valores cristalizados na sociedade. Mas isso não é Filosofia!

FRASES E PROVÉRBIOS

Quem de nós nunca usou uma frase feita, um provérbio, um dito popular? E fazemos isso com que finalidade?

Usamos esses saberes populares quando queremos produzir um efeito especial; fazer uma afirmação a partir do senso comum. Quando queremos fazer afirmações genéricas se encaixarem numa situação específica. Entretanto essas frases e provérbios, justamente por serem genéricas, não se constituem filosofia. Mesmo que a frase tenha sido retirada de um texto filosófico ou tenha sido escrita por um filósofo. Até mesmo um livro de Filosofia, por si só, não é Filosofia.

PRONTO E ACABADO

O que dissemos acima nos leva a uma conclusão: o que chamamos de provérbios, frases e filosofia de vida, não são filosofia. Não importa a interpretação que se faça da frase ou do provérbio: eles continuam não sendo Filosofia, uma vez que já estão prontos e acabados.

Pode ocorrer que a partir disso empreendamos um processo de reflexão. De análise e, neste caso, podemos fazer filosofia. Pode ocorrer que desenvolvamos uma análise filosófica desses elementos: provérbios, frases e ditados ou dos saberes das diversas filosofias de vida que se desenvolvem a partir do senso comum. A análise pode ser filosófica, mas a frase, o provérbio... continuarão sendo apenas isso: uma frase ou um provérbio. Pode até possuir um significado profundo, mas isso que já está pronto ainda não é Filosofia!

Neri de Paula Carneiro

Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador

Rolim de Moura – RO

Um comentário:

CICLO DA PÁSCOA: A vitória da vida.

Disponível em: https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/03/ciclo-da-pascoa-celebrar-vida.html; https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de...