sábado, 25 de abril de 2020

Ao partir o pão

A liturgia deste domingo de Páscoa nos permite algumas linhas de reflexão.

Uma delas pode ser lida acessando o link: https://www.webartigos.com/artigos/atos-dos-apostolos-homens/13581. Trata-se de uma das aulas de um curso sobre os Atos dos Apóstolos.

Nesse texto podemos entender o discurso de Pedro dentro do conexo e da proposta literária do livro de Atos dos Apóstolos. E isso nos leva à conclusão de que Pedro nos confere uma missão: continuar a ação dos apóstolos, movidos pela ação do Espírito de Vida.

Outra linha de reflexão pode ser seguida a partir da leitura do Evangelho. E para esta celebração é escolhido o texto de Lucas 24, 13-35, também conhecido com episódio dos discípulos de Emaús.

Aqui podemos aprender com aquilo que se pode chamar de “pedagogia de Jesus”. O ressuscitado, primeiro se apresenta e indaga sobre o problema que aflige os caminhantes (v 17). E os discípulos apresentam a realidade, o problema que atinge ao grupo: a perda de um “profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e do povo” (v 19). Eles expressam sua tristeza e frustração pois esperavam que Jesus “fosse libertar Israel”.

Por sua vez, Jesus contextualiza sua atuação, seu ministério, sua missão a partir das escrituras: “explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.”(v 27). E a ação de Jesus provoca a reação dos caminhantes: Jesus diz que vai adiante e eles argumentam com a hospitalidade: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” (v 29).

Ocorre, então a parte central desse discurso de Lucas: primeiro os olhos (o coração, a mente, a postura) dos discípulos se abrem no gesto de repartir do pão. Em seguida se dá a tomada de decisão “eles se levantaram” (v33) e partiram para o anúncio.

E o que foi anunciado? Jesus caminha ao nosso lado, ele se manifesta, se deixa reconhecer “ao partir o pão” (v 35).

A liturgia do terceiro domingo da Páscoa, portanto é um convite e um desafio: o discípulo é convidado a ser anunciador da Ressurreição. Proponente de uma vida nova!


Neri de Paula Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DA PÁSCOA: A vitória da vida.

Disponível em: https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/03/ciclo-da-pascoa-celebrar-vida.html; https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de...