sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Eis o Cordeiro de Deus

(Reflexões baseadas em: Isaías 49,3.5-6; 1 Corintios 1,1-3; João 1,29-34)




Quando lemos, no livro do profeta Isaías (49,3.5-6), que Deus afirma a Israel: “Tu és meu servo”, devemos continuar a leitura. Veremos que em seguida o Senhor completa: “pouca coisa é ser meu servo”. Ou seja, ser servo do Senhor é importante; entretanto é necessário algo a mais, principalmente porque nesse momento, afirma o profeta, a nação está dividida.

Que mais, então, é necessário?

Deixar-se conduzir pelo Senhor a fim de resgatar o que está perdido, perdendo-se ou em risco de se perder. Permitir a ação de Deus mediante as próprias ações, a fim de promover a união, promover a recuperação, promover a recondução para os caminhos do Senhor.Isso deve ocorrer para que o Nome do Senhor chegue até os confins da terra.

A consequência dessa entrega aos desígnios do Senhor é que o agente facilitador da obra divina, conhecerá a glória do Senhor e será luz, assim como o Senhor é Luz. Mediante essa Luz, a paz, a união e a salvação estarão à disposição de todos. “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até as extremidades da terra” (Is 49,6). É necessária essa luz porque uma nação dividida está afastada do Senhor.

Estando dividida a nação, cabe ao servo a missão de “reconduzir” e “restaurar as tribos”. Reconduzir e restaurar a nação dividida: essa é a missão daquele que é chamado pelo Senhor. É a missão do servo. É a missão daquele que, desde o ventre materno, está destinado a ser luz para as nações, levando a salvação “até as extremidades da terra”. E se essa é a missão do servo, a nossa não é diferente: ser canal de restauração.

Gerar união, restaurar a nação dividida na direção de um caminho de luz, é a missão do servo do Senhor. Isso veio ensinar o Servo do Senhor, encarnado em Jesus de Nazaré. Também Paulo nos convida a isso, escrevendo à Comunidade de Corinto (1Cor 1,1-3).

O apóstolo dirige-se àqueles que são “chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,2). Assim como o profeta Isaías, Paulo convoca os seguidores de Jesus Cristo. Incita-os à paz, pois os problemas da comunidade podem ampliar a divisão. Só a adesão ao Cristo conduz a unidade e à paz.

Caminhar nos caminhos de Jesus implica em construir a Paz. Caminhar nos caminhos de Jesus implica em promover a união. Caminhar nos caminhos de Jesus leva a uma exigência:colaborar na edificação de laços de união, de mecanismos de santificação, de construção de ambiente propício à graça do Senhor, pois só assim será possível construir a paz “da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (1Cor 1,3).

A situação de divisão;a necessidade de paz; as pessoas distanciando-se do Senhor, luz das nações; a proposta da união ao redor do nome de Deus; a proposta de Paz, em nome do Criador… são algumas das situações pelas quais Deus se compadeceu de nós e nos enviou seu Filho. Mas, mesmo assim, o mundo não o conheceu e Ele foi rejeitado. E, sem Ele, Príncipe da Paz, as pessoas não conseguem voltar-se para os caminhos do Senhor. Sem Ele, verdadeira Luz, as nações não conseguem andar nas trilhas da justiça, do amor, da solidariedade, da paz.

E pelo, fato de não ter sido reconhecido, João (Jo 1,29-34) o apresenta como o Cordeiro sobre o qual repousa o Espírito.

Jesus, apresentado por João, é o Cordeiro, mas é diferente dos cordeiros dos sacrifícios antigos. Os sacrifícios com os cordeiros antigos não tinham poder definitivo. As pessoas e o povo continuavam produzindo e eram reféns das condições e situações pelas quais a maldade, a divisão, a intolerância, o ódio… continuavam se alastrando na sociedade. Aliviava o fardo do pecado, mas não o eliminava. O Cordeiro, apresentado por João traz essa novidade: ele “tira o pecado do mundo”.

Por isso Paulo dirige-se aos que professam a fé no Cordeiro. Por causa dessa fé os que aderem ao projeto do Reino formam o grupo dos “que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Cor 1,2).

Assim sendo, temos diante de nós a realidade de uma nação dividida, na qual dissemina-se o ódio, a exclusão, o preconceito, a maldade em diversos níveis e situações, tirando a paz das pessoas e da sociedade: é a inquietação Isaías... Mas também está à nossa disposição um plano de amor solidário, com uma sociedade baseada na justiça e na paz, conforme Paulo… e essa perspectiva do Reino pode se concretizar na medida que olhamos e nos deixamos conduzir pelo plano do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...