sexta-feira, 10 de junho de 2022

Santíssima Trindade: A melhor comunidade

(Reflexões baseadas em: Pr 8,22-31; Rm 5,1-5; Jo 16,12-15)




Já parou para pensar em qual é o modelo para as nossas comunidades cristãs? Onde nossas comunidades devem se espelhar, para viver a plenitude do ensinamento de Jesus de Nazaré?

A resposta nos é oferecida pela Palavra Sagrada. Uma face na qual podemos nos espelhar é a própria Sabedoria de Deus, como ela se apresenta no livro dos Provérbios (8,22-31). Outra é a face do próprio Jesus de Nazaré, como nos ensina Paulo, escrevendo aos Romanos (5,1-5). Uma terceira face é Jesus quem nos apresenta ao falar de seu Espírito de Verdade e Santidade (João 16,12-15).

E as três faces, emoldurando o modelo de comunidade, perfazem o próprio Deus que é Trindade. Ou seja, como o afirmam os teólogos, mostram que a Santíssima Trindade é a melhor comunidade e, portanto, qualquer comunidade cristã que deseje mostrar seu caráter cristão tem que se modelar nessa Comunidade de amor que se constitui justamente por ser uma comunidade de amor.

O livro dos Provérbios dá testemunho disso, não só porque apresenta lições de sabedoria para a vida cotidiana, mas porque mostra que a Sabedoria é um dos principais atributos da Trindade. Sendo assim numa comunidade cristã, não devem faltar decisões sábias. As decisões da comunidade cristã, devem ter por base o projeto criador do Pai. E assim como a Sabedoria estava junto ao Pai, desde antes do ato da criação, a comunidade cristã pode ser criativa por inspiração divina e, dessa forma, ser uma comunidade servidora.

Assim a Sabedoria divina se apresenta: “O Senhor me possuiu como primícia de seus caminhos, antes de suas obras mais antigas;desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes das origens da terra.” (Pv 8,22-23). Por que a comunidade cristã deve espelhar-se nesse dom da Trindade? Porque é a Sabedoria quem orienta as ações divinas. Na aurora do mundo a Sabedoria orientava os atos da criação. “Quando fixava ao mar os seus limites - de modo que as águas não ultrapassassem suas bordas - e lançava os fundamentos da terra, eu estava ao seu lado como mestre de obras” (Pv 8,29-30).

A comunidade cristã tem mais um fundamento para suas ações: a Fé.

Este ensinamento nos é oferecido por Paulo, ao dizer que a fé nos coloca na paz de Deus; nos concede a graça da esperança de participar da glória divina (Rm 5,1-2).

O dom da esperança tem consequências para a vida da comunidade e para a vida dos indivíduos, na condução do dia a dia. A comunidade movida por esperança lança sementes que fazem germinar as flores de novos e melhores dias. Mas quem lança as sementes são os indivíduos da comunidade esperançosa. Portanto, não basta a comunidade falar em esperança. É necessários que os indivíduos sejam movidos pela fé que alimenta a esperança.

A fé, geradora de esperança, confere a capacidade de vencer as tribulações e as dificuldades; condições para superar as dores e vislumbrar a plenitude da vida e os caminhos do Reino. “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

Em terceiro lugar,Jesus, orientando seus discípulos, mostra outra face da comunidade cristã: a Verdade.

Ao prometer e conceder o Espírito da Verdade, Jesus ensina aos seus que a verdade, além de ser libertadora, é um dom do Espírito de Deus. Assim, Jesus de Nazaré ensina que entrega o “Espirito da Verdade ele vos conduzirá à plena verdade” (Jo 16,13).

Na comunidade cristã, portanto, não deve faltar a verdade, pois, sendo libertadora, ela se manifesta como elemento aglutinador. Note-se que, se por um lado a mentira gera divisão, que é a essência do Inimigo, a verdade conduz à união. E a união move o amor que é a essência da comunidade divina e, por extensão, a essência da comunidade cristã.

Assim, se por um lado aqueles que espalham mentiras são promotores de tudo que é diabólico, quem semeia a verdade é conduzido pelo Espírito de Verdade, que é a face do próprio Deus.

Ese nos perguntássemos como se deve constituir e agir a comunidade cristã, teríamos como resposta a afirmação de que ela deve se pautar pela sabedoria criadora, pela fé esperançosa e pela verdade libertadora. Esse é o retrato da comunidade cristã, reflexo da comunidade da Trindade Santa que é a melhor comunidade.




Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CICLO DA PÁSCOA: A vitória da vida.

Disponível em: https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/03/ciclo-da-pascoa-celebrar-vida.html; https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de...