sábado, 27 de novembro de 2021

Advento: Virão dias

(Reflexões baseadas em:Jr 33,14-16; 1Ts 3,12-4,2; Lc 21,25-28.34-36)




É o Senhor Deus quem manda o recado: chegará o dia em que as promessas se cumprirão!

Duvida?

Não acredita?

Pois leia o que Ele disse, pelas palavras de Jeremias (Jr 33,14-16). A afirmação é clara e categórica: “Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros” (Jr 33,14)

Certo, alguns poderão dizer: “Ora, mas a bíblia foi escrita por gente como a gente!”

De fato, mas com um detalhe a mais: Gente como a gente, agindo sob a inspiração divina. A diferença entre eles e que atualmente falam as pessoas inspiradas por Deus é que aqueles disseram o que está na Bíblia e, por isso falaram a nós, através dos milênios de história. Por sua vez, os profetas atuais nos transmitem a mensagem divina diretamente: a viva vós, pelas mídias sociais, pelo rádio ou pela Tv… mas é o mesmo Deus que está falando… em defesa da vida!

… eEle continua dizendo, como falou pelas palavras de Jesus (Lc 21,25-36): “Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36).

Entendeu?

A promessa está mantida!

Não estão excluídos os sofrimentos e as dores e as tristezas e o medo e as incertezas e as angústias … E todos os contratempos! Mas, a promessa se cumprirá!

Talvez, alguém pode perguntar: essa promessa é para todos!

Sim, com certeza. A promessa ou a proposta é aberta. Ninguém está, de antemão, excluído dela. Evidentemente, também é verdade, ninguém, de antemão, está plenamente incluído. A promessa de Deus é plena e para todos. Mas a resposta é pessoal. Deve ser vivida em comunidade, na relação afetuosa. No serviço fraterno. Na solidariedade desinteressada. No amor incondicional. No altruísmo autêntico…. Enfim, tudo isso e cada uma de nossas obras, contarão no momento do encontro.

Écomo ensina o apóstolo Paulo: os dons são presentes de Deus: “O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós.” (1 Ts 3,12). Entretanto, o merecimento é nosso!

Pode-se entender, também, um outro lado da mesma afirmação: a promessa e a proposta são eternas e para todos.

Mas, como sabemos, nem todos vivem a experiência de amar aos outros; nem todos fazem de sua vida um serviço a todos… Existem aqueles que são os causadores dos males e sofrimentos e dores. Existem aqueles que, em lugar de luz, promovem as trevas para o povo...

Para esses, também é valido o anúncio dos dias de angústia e medo. “Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo” (Lc 21,25-26). Para esses, que são os promotores das dores do povo, também se cumprirão as promessas. Mas esses, ao se olharem no espelho de suas vidas, não terão coragem de se aproximar do Senhor da Vida. Saberão que terão sido, ao longo de suas vidas, promotores de dor e morte. E, como fizeram de sua vida, uma constante irradiação de trevas e morte, não terão olhos para ver a luz e a vida que vem do Senhor. Sua vida de maldade não lhes terá fortalecido a vida para ficarem “em pé diante do Filho do Homem!”

Eentão, nesse dia da promessa, os promotores das trevas e de morte, tremerão!

Por sua vez, os filhos da luz;aqueles que são as vítimas das tribulações produzidas não pelos demônios apocalípticos, mas por pessoas no transcurso cotidiano… esses receberão os frutos da promessa.

Mas para todos, valem os alertas das palavras paulinas: “Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus” (1 Ts 4,1).

Que nos resta, então?

Viver intensamente nossa fé, pois virá o dia em que essas obras serão nossa chave para a vida!



Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO COMUM e o Tempo de Deus

Também disponível em: * https://pensoerepasso.blogspot.com/2024/01/tempo-comum-os-tempos-de-jesus-de-nazare.html * https://www.recantodasl...